Com informações da FPF
Depois de ter divulgado o formato e a proposta de regulamento da Copa Paulista de 2019 na última quinta-feira, dia 11, a Federação Paulista de Futebol divulgou nesta sexta-feira, dia 12, os times e os grupos da competição. As principais novidades para a temporada serão quanto ao período de descanso entre os jogos, uma nova fase de grupos e a participação de Corinthians e Ponte Preta.
Com início previsto para o dia 23 de junho e término para 30 de novembro, o torneio contará com 24 participantes, divididos em 4 grupos de 6 na fase inicial. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a etapa posterior, que terá quadrangulares de quatro times, com os dois melhores avançando.
Antes disputada em mata-mata, a terceira fase terá os oito times divididos em dois quadrangulares. Os dois primeiros de cada se classificam para fazer a semifinal e a final da competição.
Outra novidade da edição é o tempo de descanso entre os jogos. Diferentemente dos anos anteriores, o torneio não terá jogos aos meios de semana, exceto para clubes que também disputam a Série D, dando mais tempo de preparação para as equipes entre uma rodada e outra.
Os atletas, que poderão atuar somente por um clube, poderão ser inscritos até a segunda rodada da segunda fase (06/09), sendo permitida quatro trocas antes da terceira fase. Para a primeira rodada, os atletas deverão ser registrados até (12/06) e inscritos até o dia (19/06). Assim como nos campeonatos, o torneio terá Lista A (26 atletas) e Lista B (ilimitada para atletas de até 21 anos que jogaram algum torneio de base em 2018).
Os treinadores também só poderão dirigir uma equipe entre as participantes e têm recomendação de terem Licença A. As vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil estão mantidas. O campeão escolhe e o segundo colocado fica com a vaga restante.
Confira os grupos:
Grupo 1: Batatais, Linense, Votuporanguense, Comercial, Ferroviária e Mirassol;
Grupo 2: Inter de Limeira, Velo Clube, Noroeste, XV de Piracicaba, Rio Claro e Atibaia;
Grupo 3: Portuguesa, Juventus, Desportivo Brasil, Taubaté, Nacional e Corinthians;
Grupo 4: Ponte Preta, São Caetano, Água Santa, Santo André, São EC Bernardo e Grêmio Osasco.
Nacional como sempre, cai num grupo difícil. Tem que montar um bom elenco se quiser almejar alguma coisa.
ResponderExcluir