Com informações de Gabriel Santana, do Centro de Memória e Estatística do Santos FC
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Neymar comemorando o primeiro gol dele como profissional
Em um domingo, 15 de março de 2009, com o Pacaembu ocupado por mais de 16 mil pessoas, um garoto de apenas 17 anos marcava seu primeiro gol como profissional, enchendo de otimismo a todos os santistas que enxergam em cada garoto promissor um novo Pelé, ou Coutinho, ou Robinho, ou Pepe, ou Edu, ou Dorval, ou…
O garoto era Neymar, recém-promovido das categorias de base do Santos, depois de revelado no futsal. A expectativa em torno do menino nascido em Mogi das Cruzes era enorme, já que na base ele era tratado como a grande joia do clube.
A primeira vítima daquele garoto irreverente foi o Mogi Mirim, naquela partida válida pelo Campeonato Paulista. Aos 28 minutos do segundo tempo, após cruzamento na área, o moleque se esticou para cabecear e colocar a bola no fundo da rede, decretando a vitória santista por 3 a 0.
Em 2009 a joia santista teria altos e baixos, mas já mostraria sinais de grande talento, como nas semifinais daquele Paulistão contra o Palmeiras. No mesmo ano, defendeu a Seleção Brasileira no Mundial Sub-17. Entretanto, em 2010 é que a grande promessa se tornaria realidade.
Curiosidade - Na partida em que Neymar Jr. marcou seu primeiro gol profissionalmente, diante do Mogi Mirim, o popular “Sapão”, ele enfrentou Giovanni, um grande ídolo do torcedor santista, que naquele jogo defendeu o time de Mogi. Era a segunda vez na história que ele enfrentava o Santos. A primeira foi em 1998, em um amistoso entre Barcelona e o Peixe, no Camp Nou No ano seguinte o eterno “Messias” retornou à Vila Belmiro, para sua última passagem pelo clube.
0 comentários:
Postar um comentário