Com informações do site oficial do Corinthians
Foto: arquivo Corinthians
O gol contra o Comercial foi o primeiro dos 29 que Basílio marcou pelo Timão
No dia 22 de março de 1975, há 44 anos, o meio-campista Basílio marcou o primeiro gol com a camisa corinthiana. O jogador, que entrou para a história do clube do Parque São Jorge ao marcar o gol que encerrou o jejum de quase 23 anos sem títulos do Timão, balançou as redes pela primeira vez em partida contra o Comercial de Ribeirão Preto, no estádio do Pacaembu.
O confronto, que foi válido pelo Campeonato Paulista, terminou com vitória corinthiana por 2 a 1. O Corinthians entrou em campo na ocasião com Sérgio no gol; Zé Maria, Baldochi, Ademir e Wladimir na defesa; Tião, Basílio, Vaguinho no meio; Lance, César e Pita no ataque. O outro gol alvinegro na partida foi marcado por Vaguinho.
Vindo da Portuguesa de Desportos, onde profissionalizou em 1968, Basílio fez 254 jogos, marcou 29 gols e conquistou os títulos do Paulistão de 1977 e 1979. O maior feito do jogador pelo Timão foi marcar o gol da vitória sobre a Ponte Preta na terceira partida da final do Campeonato Paulista de 1977, que colocou fim ao jejum de títulos corinthiano.
Depois do Corinthians, Basílio atuou no Juventus, Nacional e Taubaté, onde encerrou a carreira em 1983. Depois, ainda foi treinador, quando dirigiu o Timão em várias oportunidades. Até hoje, Basílio, conhecido como Pé de Anjo, recebe demonstrações de eterna gratidão das mais diferentes gerações de corinthianos que o encontram na rua.
0 comentários:
Postar um comentário