Por Lucas Paes
O avião que levava a delegação do Manchester United caiu em Munique, na Alemanha
O Manchester United é um dos maiores clubes de futebol do planeta. Dono de diversos títulos, fábrica de nomes como Giggs, Scholes e etc. Porém, em 1958, quando ainda estava longe de ser um titã global, os Red Devils passaram pela sua pior tragédia.
Participando pela primeira vez da Liga dos Campeões da Europa, o Manchester United voltava de Belgrado, que na época ficava na Iugoslávia, após conquistar a classificação na Liga dos Campeões da Europa, diante do Estrela Vermelha. O avião fez uma parada em Munique, antes de ir à Manchester.
Já no dia 6 de fevereiro, no dia seguinte do duelo, os Red Devils voltariam no avião Airspeed Ambassador, vôo BE 609 da Brittish Europe, mas a volta acabou nunca ocorrendo. Graças ao mau tempo, foram necessárias três tentativas para decolar. Além disso, com a neve na pista, o avião não conseguiu ir muito longe. Na terceira tentativa, mesmo decolando, o motor não conseguiu ter força para manter o veículo no ar e ele caiu sobre Munique.
A queda vitimou oito jogadores do United. Entre eles o promissor Duncan Edwards. Além de integrantes da comissão técnica, torcedores e dirigentes. Entre os sobreviventes estava um nome que faria história: Bobby Charlton, que seria o craque do primeiro titulo europeu do United e do titulo mundial da Inglaterra em 1966.
A equipe do Manchester United
Outro sobrevivente de extrema importância foi o treinador Matt Busby. Gravemente ferido, o estrategista responsável pelo titulo Europeu de 1968 ficou dois meses no hospital e recebeu a extrema unção duas vezes, porém sobreviveu.
O acidente é um dos mais tristes episódios com ocasiões do tipo envolvendo times de futebol. As vitimas ganharam homenagens tanto em Munique como em Manchester. O Estádio de Old Trafford tem um espaço dedicado a elas. A ferida, mesmo após 61 anos, ainda marca o clube. Porém, os nomes das vitimas ficaram na história e serão sempre lembrados por um dos maiores clubes do mundo.
0 comentários:
Postar um comentário