Com informações do site oficial do Corinthians
O time que bateu o Vasco e se tornou o "Campeão dos Campeões"
♪♫♩♭ Salve o Corinthians
o Campeão dos Campeões♪♫♩♭
Essa é a frase que abre o hino da equipe do Parque São Jorge, mas talvez poucos saibam de onde surgiu a expressão tão cantada pela Fiel. O título conquistado pelo Timão que rendeu esse apelido completa 89 anos neste sábado, dia 23.
Em 1930, a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos) resolveu promover uma disputa entre os campeões paulistas e cariocas de 1929: Corinthians, em São Paulo, e Vasco, no Rio. O título seria disputado em uma melhor de três partidas. O primeiro jogo aconteceu no Parque São Jorge e iniciou a rivalidade entre os dois clubes, já que o Timão venceu por 4 a 2.
Jornal Folha da Manhã destacando o título do Corinthians, em 24 de fevereiro de 1930
(Foto: Reprodução/Yahoo)
E para os amantes do futebol antigo, saiba que naquela época também havia violência em campo. Na ocasião, a torcida do Timão foi acusada de atirar pedras no goleiro Waldemar. Do lado vascaíno, os jogadores foram acusados de faltas duríssimas, e o Corinthians perdeu dois importantes jogadores, como o craque Grané, que deixou a primeira partida machucado.
Apesar da vitória corintiana na partida inicial, a Crônica Esportiva apontava o Vasco da Gama como a melhor equipe e favorita para a vitória em São Januário, em jogo marcado para o dia 23 de fevereiro de 1930. E o Vasco de fato começou bem, abrindo o placar com Paschoal, no primeiro tempo. No início do segundo tempo Paes, ampliou a vantagem cruzmaltina.
Jornal A Gazeta também cita o grande feito corintiano no Rio de Janeiro
No entanto, a tradição das viradas corintianas já estava se consolidando: De Maria (aos 27), Peres e Gambinha marcaram os gols corintianos no segundo tempo, evitando o terceiro confronto e garantindo a Taça histórica para o Timão!
Por isso, o Corinthians passou a ser conhecido como o “Campeão dos Campeões”, expressão que foi eternizada no hino do clube, que foi composto de 1952 pelo compositor Lauro D’Avila. Assim, todos começam a cantar o hino cita o título de 1930.
0 comentários:
Postar um comentário