Com informações do site oficial do Flamengo
Fotos: arquivo Flamengo
O Flamengo foi campeão ao vencer o Fluminense por 4 a 2 na decisão
O Flamengo em 1991 tinha tudo para passar o ano sem títulos. Na temporada anterior, o maior ídolo da história do clube se despediu e a equipe era formada por vários jovens. Porém, comandados pelo maestro Júnior, jogando de meia, o Rubro Negro surpreendeu e conquistou o Campeonato Carioca.
Orfão de Zico, que havia se aposentado na temporada anterior, o Campeonato Carioca de 91 foi especial para o torcedor rubro-negro, que viu Júnior comandar a talentosa geração de pratas da casa. Após empate em 1 a 1 na primeira partida, Flamengo e Fluminense voltaram a se enfrentar pela final do Carioca no dia 19 de dezembro de 1991, no Maracanã.
Apesar da pressão rubro-negra durante a maior parte do primeiro tempo, quem abriu o placar foi o tricolor com Ézio. Na volta do intervalo, a torcida empurrou o Fla pra cima do adversário e acompanhou apreensiva o cabeceio de Uidemar que empatou a partida. Com a igualdade no placar, o grito de “Dá-lhe, dá-lhe mengo, seremos campeões” ecoava no Maraca com quase 50 mil torcedores. Júnior capitaneava os jovens rubro-negros, e o Fla assumiu a vantagem no placar com gol de Gaúcho.
Júnior foi importantíssimo na campanha do título
O Flu teve dois jogadores expulsos e sobrava espaço para o ataque flamenguista. Aos 32, Nélio ajeitou de cabeça para Zinho pegar de primeira uma bomba. Três a um! Na sequência, o tricolor diminuiu novamente com Ézio. Para fechar com chave de ouro, faltava o do maestro. Júnior tabelou com Zinho, e recebeu um passe açucarado para marcar o gol do título do Mengão. Flamengo 4 a 2 Fluminense.
Vale ressaltar que este time acabou se tornando uma base para o semestre seguinte, o primeiro de 1992. O Flamengo, já mais maduro e ainda sob a batuta de Júnior, conquistou o Campeonato Brasileiro, batendo o Botafogo na final.
0 comentários:
Postar um comentário