Com informações do site oficial do Atlético Mineiro
Foto: arquivo Atlético Mineiro
O grande time do Galo, dirigido por Telê Santana, que conquistou o Brasileiro de 1971
O dia 19 de dezembro ocupa um lugar especial na memória dos Atleticanos. Há exatos 47 anos, Oldair Barchi erguia a Taça de Prata em pleno Maracanã, simbolizando a conquista do primeiro Campeonato Brasileiro pelo Atlético. Naquele ano, a decisão foi disputada em triangular que também envolvia o São Paulo.
A equipe paulista foi derrotada pelo Galo por 1 a 0, no Mineirão, com Oldair marcando em cobrança de falta aos 30 minutos do segundo tempo. Depois da goleada por 4 a 1 do São Paulo sobre o Botafogo, no Morumbi, foi a vez do Galo enfrentar o time carioca, no Rio de Janeiro.
O Maracanã foi invadido por mais de 20 mil Atleticanos, que comemoraram a conquista da equipe comandada pelo técnico Telê Santana, depois da vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Dario, aos 16 minutos da etapa final.
O Atlético teve a maior média de público da competição, com 26.836 pagantes por partida. A equipe alvinegra se sagrou campeã com 12 vitórias, dez empates e cinco derrotas, 39 gols a favor e 22 contra. O Alvinegro também foi aclamado “campeão da disciplina”, uma vez que não recebeu nenhum cartão vermelho e teve apenas dois jogadores advertidos com cartão amarelo durante toda a disputa.
O título de primeiro Campeão Brasileiro é simbolizado pela estrela amarela sobre o escudo atleticano. Telê utilizou 23 jogadores na campanha do título. Renato, Vantuir, Vanderlei e Dario foram os atletas que atuaram em todas as partidas. O artilheiro do Galo e da competição foi Dario, com 15 gols.
O Campeonato Brasileiro de 1971 foi disputado por 20 clubes: Atlético, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, América-RJ, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio e Internacional, Coritiba, Santa Cruz, Sport, Bahia, Portuguesa, América-MG, Cruzeiro e Ceará.
0 comentários:
Postar um comentário