Com informações do site oficial da FPF
Foto: arquivo São Paulo FC
São Paulo fez uma grande recuperação e o título veio com uma vitória sobre o Goiás em Brasília
Há dez anos atrás, o São Paulo alterava os rumos da história do futebol nacional ao vencer o Goiás por 1 a 0, no Distrito Federal, conquistando a Série A do Campeonato Brasileiro pelo terceiro ano consecutivo. Sob o comando de Muricy Ramalho e o auxílio de jogadores como Rogério Ceni, Jorge Wagner e Dagoberto, superava as expectativas para levantar o sexto troféu de sua história.
Vindo de glórias com as conquistas da Copa Libertadores da América e Mundial em 2005, além dos Brasileiros de 2006 e 2007 nesse período, o clube do Morumbi não realizava o torneio da melhor maneira e ainda tinha que superar a eliminação para o Fluminense pelas quartas de final do torneio continental.
O São Paulo iniciou o Brasileirão em mau momento, atravessando sequência de quatro partidas sem vencer e figurava na zona de rebaixamento, com o fim do momento negativo acontecendo apenas em 7 de junho contra o Atlético Mineiro pelo placar de 5 a 1, pela quinta rodada.
Mantendo a regularidade durante o primeiro turno e superando rivais como Flamengo e Palmeiras, a equipe tricolor se livrou do risco de rebaixamento, mas não atravessava situação confortável para repetir o roteiro dos anos anteriores. E ficou pior com a derrota para o líder Grêmio, aumentando a distância para o primeiro lugar em 11 pontos. os matemáticos consideravam que o São Paulo tinha 1% de chances para encerrar o ano com o título no final do ano.
Mesmo assim, o São Paulo desafiou as probabilidades e iniciou a arrancada em busca do título da competição. Após o empate contra o Palmeiras na 30ª rodada, os comandados de Muricy frequentavam o G4 e diminuiu para 4 pontos a distância para o líder Grêmio.
O tricolor do Morumbi assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com triunfo sobre o Internacional e, depois de seis vitórias consecutivas e o empate contra o Fluminense na penúltima rodada, chegava no último jogo precisando confirmar o título contra o Goiás fora de casa.
Jogando no Estádio Bezerrão, no Distrito Federal, em virtude da punição de mando de campo, o São Paulo consolidou a defesa do título sobre o clube goiano, com o tento da vitória saindo dos pés de Borges, aos 22 minutos do primeiro tempo, fechando o Brasileirão com o terceiro troféu seguido e invencibilidade de 18 partidas.
Desde a implementação do sistema dos pontos corridos, nenhuma equipe tinha realizado o feito. Porém, o São Paulo se manteve no topo do futebol brasileiro com o sexto troféu conquistado do Brasileirão, o terceiro de maneira consecutiva.
0 comentários:
Postar um comentário