Com informações do site oficial do Vasco da Gama
Reprodução do Jornal dos Sports noticiando o gol de Roberto Dinamite
No dia 25 de novembro de 1971, Roberto Dinamite marcava seu primeiro gol pelo time profissional do Vasco. Foi num jogo contra o Internacional, no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina venceu por 2 a 0. No dia seguinte, por causa da manchete do Jornal dos Sports, ele ganhou a alcunha que o segue até hoje: Dinamite!
Carlos Roberto de Oliveira, ou simplesmente Roberto Dinamite, nasceu no dia 13 de abril, em 1954, e se tornou o maior artilheiro da história do Vascão. Antes de chegar ao Vasco, Dinamite era conhecido por Calu, enquanto jogava pelo São Bento.
Seu primeiro gol com a camisa do Gigante, no entanto, demorou um pouco. Em sua estreia, o Vasco perdeu por 1 a 0 para o Bahia, no dia 14 de novembro de 1971, com Dinamite entrando apenas na segunda etapa. Mesmo com a derrota, o Vasco se classificou para a segunda fase do Brasileiro, onde enfrentou o Atlético-MG, mas o atacante vascaíno não foi bem e acabou substituído.
Somente no dia 25 de novembro de 1971, contra o Internacional, no estádio do Maracanã, Roberto Dinamite faria o primeiro dos 708 gols que marcou com a camisa cruzmaltina, em 1110 jogos. O Vasco já vencia por 1 a 0 quando Dinamite entrou em campo. Em uma das suas primeiras jogadas, driblou quatro marcadores e fez um lindo gol, estampando a capa do Jornal dos Sports com a seguinte manchete: “Garoto Dinamite explodiu!” Assim, surgia um dos maiores ídolos da história do clube e o apelido do craque.
Mesmo após a aposentadoria, Dinamite continua sendo o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, e do Campeonato Carioca, com 279. Por isto, ele, que foi presidente do clube, é um dos maiores ídolos da história do Vasco.
Mas o Dinamite era torcedor do Botafogo de seu homônimo artilheiro naquela época
ResponderExcluir