Apesar do futebol ter sido inventado na Inglaterra e a Europa ter difundido a modalidade primeiro, foi na América do Sul onde o esporte acabou se aproximando do povo. Por isto, a história dele no sul do continente que recebeu o nome em homenagem a Américo Vespúcio é maravilhosa. Tudo histo é contado no livro "Breve História do Futebol Sul-Americano", de Tiago Silveira Cardoso.
"Breve História do Futebol Sul-Americano" é uma viagem pela história do futebol sudaca. O livro é fundamental para entender o surgimento e a difusão do esporte bretão nas terras de Mercedes Sosa e Simón Bolívar. Ele conta com prefácio de Douglas Ceconello, colunida do GloboEsporte.com.
Fruto de uma pesquisa de grosso calibre, evidentemente motivada pelo torpor que o futebol nos provoca desde memórias pré-colombianas, "Breve História do Futebol Sul-Americano" é uma obra fundamental para se compreender a forma como o futebol se dissipou pelos diversos pontos do continente.
A capa do livro
O livro possui caráter de compêndio, mas traz curiosidades como a disputa pelo decanato uruguaio, o surgimento dos 5 grandes na Argentina, o curioso e pouco lembrado título continental do futebol de clubes da Bolívia, etc. Uma viagem pela região para a qual os brasileiros tradicionalmente deram às costas, seja por processos de colonização diferentes, seja pelas barreiras linguísticas.
O continente hoje não vive seu melhor momento futebolístico em razão do êxodo de atletas para o Velho Mundo acentuado a partir da década de 1990 e da corrupção endêmica de seus cartolas, mas já produziu verdadeiros esquadrões como La Maquina do River nos anos 1940, o Ballet Azul dos Millionarios de Bogotá, poderoso esquadrão do El Dorado Colombiano, ou o Santos de Pelé, que dispensa apresentações.
"Breve História do Futebol Sul-Americano" está disponível para venda na Amazon (por enquanto só em e-book, mas em poucos dias terá o livro físico), no site da Editora Anjo, no estande virtual da Cultura.
0 comentários:
Postar um comentário