Com informações do site da CBF
O time do Cruzeiro que conquistou a Copa do Brasil de 1993, a primeira do clube
O Cruzeiro sagrou-se campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em 1993. Depois de uma "década perdida" – na qual venceu apenas dois estaduais – a Raposa deu a volta por cima na década de 90 e conquistou o título inédito na quinta edição do torneio nacional. A conquista garantiu o retorno da equipe mineira à Taça Libertadores da América, competição que o clube não disputava desde 1977.
Durante a trajetória vitoriosa, o Cruzeiro disputou 10 jogos com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. Na estreia, a Celeste despachou a Desportiva/ES. O único revés da Raposa foi sofrido diante do Náutico no jogo de ida das oitavas de final. Em casa, a equipe mineira se recuperou e ficou com a vaga ao vencer por 2 a 0. Tanto nas quartas (São Paulo) como na semifinal (Vasco), o Cruzeiro se classificou ao vencer o jogo de ida e empatar o duelo de volta.
Na primeira final, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, os dois times empataram sem gols. A grande decisão ficou para Belo Horizonte. Quem vencesse, ficaria com o título da Copa do Brasil. No Mineirão, dia 3 de junho de 1993, pouco mais de 70 mil torcedores viram o Cruzeiro derrotar o Grêmio por 2 a 1 com gols de Roberto Gaúcho e Cleison. Pingo marcou o gol gaúcho.
Nonato carrega a taça de campeão
Relembre a trajetória do campeão:
PRIMEIRA FASE
16 de março - Desportiva/ES 1 x 1 Cruzeiro - Engenheiro Araripe
19 de março - Cruzeiro 5 x 0 Desportiva/ES - Mineirão
OITAVAS DE FINAL
6 de abril - Náutico 1 x 0 Cruzeiro - Eládio Carvalho
13 de abril - Cruzeiro 2 x 0 Náutico - Mineirão
QUARTAS DE FINAL
4 de maio - São Paulo 1 x 2 Cruzeiro - Morumbi
11 de maio - Cruzeiro 2 x 2 São Paulo - Mineirão
SEMIFINAL
20 de maio - Cruzeiro 3 x 1 Vasco - Mineirão
27 de maio - Vasco 1 x 1 Cruzeiro - Maracanã
FINAL
30 de maio - Grêmio 0 x 0 Cruzeiro - Olímpico
3 de junho - Cruzeiro 2 x 1 Grêmio - Mineirão
0 comentários:
Postar um comentário