Com informações do site oficial da CBF
O Timão bateu o Grêmio na final e levantou a taça de campeão da Copa do Brasil
(foto: arquivo revista Placar)
Disputada com 36 equipes em 1995, a Copa do Brasil teve o Corinthians como campeão daquele ano. O Timão fez uma campanha impecável até chegar ao título. Nas dez partidas disputadas, foram oito vitórias e dois empates, sem nenhuma derrota. O meia-atacante Marcelinho Carioca foi destaque na campanha, se consagrando artilheiro do time com seis gols, além de marcar os tentos decisivos das partidas da final contra o Grêmio.
Em sua sétima edição, a Copa do Brasil contou com uma novidade no regulamento. Na fase preliminar e na primeira fase, a equipe visitante que vencesse a primeira partida por três gols ou mais de diferença se classificava, automaticamente, para a etapa seguinte.
O Corinthians iniciou a disputa da Copa do Brasil embalado pela conquista do Campeonato Paulista daquele ano. Na primeira fase, empatou em 1 a 1 com o Operário/MT no jogo de ida, e venceu a volta por 4 a 0, em casa.
Na segunda fase, o rival foi o Rio Branco do Acre. Com duas vitórias (3 a 0 fora, e 2 a 0 em casa), o Timão chegou às quartas de final, onde enfrentaria o Paraná. No primeiro jogo, empate sem gols. Na volta, triunfo alvinegro por 2 a 1 no Pacaembu. Na semifinal, duas vitórias diante do Vasco: 1 a 0 no Maracanã, e goleada por 5 a 0 no Pacaembu.
A decisão foi diante do Grêmio, então atual campeão da competição. No Pacaembu, Viola abriu o placar para o Timão no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Luiz Carlos Goiano empatou e, depois, Marcelinho Carioca deu a vitória por 2 a 1 ao Corinthians com gol de falta.
No Olímpico, em Porto Alegre, o time paulista jogava pelo empate para ficar com a taça. Aos 27 minutos do segundo tempo, novamente ele, Marcelinho Carioca, fez o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 e o primeiro título do Corinthians na Copa do Brasil.
Relembre a trajetória do campeão:
PRIMEIRA FASE
3 de março - Operário/MT 1 x 1 Corinthians - José Fragelli
28 de março - Corinthians 4 x 0 Operário - Parque São Jorge
OITAVAS DE FINAL
11 de abril - Rio Branco/AC 0 x 3 Corinthians - José de Melo
25 de abril - Corinthians 2 x 0 Rio Branco - Pacaembu
QUARTAS DE FINAL
3 de maio - Paraná 0 x 0 Corinthians - Couto Pereira
16 de maio - Corinthians 2 x 1 Paraná - Pacaembu
SEMIFINAL
24 de maio - Vasco 0 x 1 Corinthians - Maracanã
30 de maio - Corinthians 5 x 0 Vasco - Pacaembu
FINAL
14 de junho - Corinthians 2 x 1 Grêmio - Pacaembu
21 de junho - Grêmio 0 x 1 Corinthians - Olímpico
0 comentários:
Postar um comentário