O árbitro assistente de vídeo (VAR) vem para dar justiça ou para tirar a polêmica do futebol? O recurso tecnológico é um caminho inevitável nos gramados? Ou será um golpe na emoção? O artificio que virou febre na Copa do Mundo e já está sendo usado na Copa do Brasil e Libertadores virou documentário. Estamos falando de "VAR - Reflexões sobre o Árbitro de Vídeo.
Produzido pelo Acervo da Bola, "VAR" é dirigido por Cristiano Fukuyama e Luiz Nascimento, premiados no CINEfoot por “Ivair – O Príncipe do Futebol” e “Eu, Jogadora”. A produção coloca as opiniões, favoráveis e contrárias, sobre a introdução do equipamento nas partidas de futebol.
O filme “VAR” ouve, entre outros entrevistados, Sálvio Spinola (ex-árbitro), Oscar Roberto Godói (ex-árbitro), Julio Gomes (jornalista) e Marcos Falopa (instrutor técnico Fifa). O curta-metragem volta a 1998 e relembra a polêmica semifinal do Campeonato Paulista, apitada pelo argentino Javier Castrilli, para discutir se é válido ou não usar o árbitro de vídeo. Confira abaixo o trailer do filme:
0 comentários:
Postar um comentário