Por Victor de Andrade
Ademir, em 1950, no Maracanã, marcou o primeiro gol do confronto entre Brasil e México em Copas
Nesta segunda-feira, dia 2, Brasil e México se enfrentam pelas oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018. Esta é a quinta vez em que as duas seleções se encaram em Mundiais, sendo a primeira em fase de mata-mata. As outras quatro foram na fase de grupos, sendo que duas vezes o embate aconteceu na casa do time canarinho (1950 e 2014), uma na Suíça, em 1954, e a outra no Chile, em 1962.
Curiosidades interessantes: os três confrontos entre as duas equipes em Copas do Mundo aconteceram na estreia de ambas, nos Mundiais de 1950, 1954 e 1962. Além disto, nos quatro jogos, a vantagem é brasileira, com três vitórias e um empate, com o Brasil marcando 11 vezes e o México não balançando as redes. Confira todos os jogos entre as duas seleções:
1950 - Brasil - Brasil 4 x 0 México
Ainda em obras, o Maracanã recebeu a abertura da Copa de 1950
A primeira vez em que brasileiros e mexicanos se enfrentaram em uma Copa do Mundo foi na abertura do Mundial de 1950, no Brasil, mais precisamente em 24 de junho, no Estádio do Maracanã, ainda em obras. Favorito e sediando o evento, os brasileiros não tomaram conhecimento da "La Tri" e fizeram fáceis 5 a 0. Ademir, aos 30' do primeiro tempo, abriu o marcador. Na segunda etapa, Jair, aos 20', Baltazar, aos 26', e novamente Ademir, aos 34', definiram o marcador. No torneio, o México foi eliminado na primeira fase, enquanto o Brasil perdeu o título para o Uruguai.
1954 - Suíça - Brasil 5 x 0 México
Com facilidade, o Brasil goleou no México em 1954
Em 16 de junho de 1954, no Charmilles Stadium, em Genebra, Brasil e México estreavam na Copa do Mundo da Suíça. Os brasileiros estreavam o seu uniforme amarelo em Mundiais e fez um primeiro tempo primoroso, principalmente a partir do 20º minuto. Baltazar, que havia marcado quatro anos antes, abriu o marcador aos 23', Didi aumentou aos 30' e Pinga marcou duas vezes, aos 34' e 43'. Na segunda etapa, Julinho Botelho fecharia o marcador aos 24': 5 a 0 para o Brasil. Na competição, os mexicanos caíram na primeira fase, enquanto os brasileiros perderam para a Hungria, nas quartas.
1962 - Chile - Brasil 2 x 0 México
Garrincha, com Pelé olhando, em jogo contra o México em 1962
Se o Brasil, antes de ser campeão do mundo, goleava o México em Copas, imagine estreando em um Mundial onde defendia o título? Porém, os mexicanos deram trabalho ao escrete canarinho no dia 30 de maio, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile. Os gols da vitória brasileira só saíram no segundo tempo: Zagallo abriu o marcador aos 14', enquanto Pelé marcou o segundo aos 28', o único dele naquele Mundial, já que machucaria na partida seguinte, contra a Tchecoslováquia. No torneio, o México, mais uma vez, ficaria na primeira fase, enquanto o Brasil seria o campeão, o segundo título da história, batendo a Tchecoslováquia na decisão.
2014 - Brasil - Brasil 0 x 0 México
Ochôa foi o grande nome no jogo em 2014
Demorou bastante para ter outro Brasil e México em Copas e ele só foi acontecer em 2014, novamente no Brasil, e não foi na estreia de ambas as equipes. Pela segunda rodada, brasileiros e mexicanos fizeram um duelo no dia 17 de junho, no Castelão, em Fortaleza, onde o nome da partida foi o do goleiro Ochoa. Ele fechou o gol e evitou a vitória brasileira. Vale destacar a defesa que ele fez em uma cabeçada de Neymar, no canto, uma das mais belas da história das Copas. O México, na competição, caiu nas oitavas, quando foi derrotado pela Holanda. Já o Brasil ficou em quarto, sendo 'trucidado' na semifinal, contra a Alemanha, por 7 a 1, e perdendo a decisão de terceiro lugar para a Holanda.
0 comentários:
Postar um comentário