Seleção Francesa com uniforme alviverde emprestado na partida pela Copa do Mundo de 1978
Na Copa de 1978 a partida entre França e Hungria tinha tudo para ser aqueles jogos sem novidades. Eliminadas ainda na fase de grupos, as seleções do Grupo 1 se enfrentaram no Estádio José María Minella, na cidade Mar Del Prata, no dia 10 de junho.
Assim que entraram em campo os capitães, Henri Michel (francês) e Andras Torocsok (húngaro) descobriram que tinham um problema à vista. As duas equipes estavam usando branco. Os dois times declaravam que tinham uma circular da FIFA, que travava sobre o assunto “uniformes brancos”. Porém por fim, o dirigente francês se declarou o único responsável por toda a confusão.
Mais um problema. França tinha que mudar, mas seu uniforme estava a 400 km de distância, mais precisamente, em Buenos Aires. E não é novidade para ninguém. Há 40 anos atrás, as facilidades, logísticas do futebol não eram que nem hoje.
Entre vaias e reclamações pelo atraso da partida, os oficiais da cidade foram até o Club Atlético Kimberley, time da cidade. Os Le Bleus, pelo menos naquela partida virariam alviverdes, com as tradicionais camisas do Kimberley. Acha que os problemas param por aí? – Engano seu.
As camisas eram numeradas de 1 a 16, o que fazia que alguns jogadores ficassem fora. O melhor exemplo disso é Rocheteau. O camisa 18 francês, naquele jogo, jogou com a camisa 7, e seu calção 18. – Calções, que eram azuis, e as meias foram vermelhas.
Vestindo a camisa 7, e o calção 18, Rocheteau marcou o último gol francês da partida
Sem mais confusões, o árbitro brasileiro, Arnaldo César Coelho, pode dar início a partida. Naquele 10 de junho de 1978, as 23.127 pessoas puderam ver uma das partidas que entraram para a memória das Copas. Mesmo eliminadas, as equipes entraram em campo e fizeram um jogo (mais) movimentado, pelo menos para o lado francês (novamente).
Aos 22 minutos do primeiro tempo, Lopes abriu o placar para os alviverdes daquele dia. Minutos depois, aos 37’, Berdoll ampliou o placar. Zombori marcou o seu pela Hungria, e um minuto depois, Rocheteau marcou o terceiro para a França.
Parece que a camisa do Club Atlético Kimberley deu sorte aos franceses. Após ser eliminados, por perderem as duas primeiras partidas para Itália e Argentina (dois placares iguais, 2 a 1), a equipe fez 3 a 1 em sua despedida da Copa do Mundo de 1978.
0 comentários:
Postar um comentário