Por Victor de Andrade
Edmundo fez seis gols contra o União São João e ainda perdeu um pênalti
Um craque em seu ápice, na equipe que se tornaria a campeã do certame jogando em casa contra o lanterna da competição. Tudo levava a crer que seria uma goleada, o que realmente aconteceu, mas o que ninguém esperava era que todos os gols da partida seriam feitos pelo mesmo jogador. E isto aconteceu em 11 de setembro de 1997, quando o Vasco da Gama 'trucidou' o União São João, pelo Brasileiro daquele ano, por 6 a 0, com todos os gols da partida sendo marcador por Edmundo.
O Animal, como Edmundo era conhecido, por ser escolhido o melhor em campo várias vezes. em sua época de Palmeiras, por Osmar Santos (ele falava que era o animal do jogo), teve um ano de 1997 espetacular, como já falamos aqui no site, mas naquele dia ele estava infernal. É até hoje o recorde de gols feito por um jogador em uma mesma partida de Campeonato Brasileiro.
E Edmundo começou com tudo logo no primeiro minuto da partida, abrindo o marcador. Aliás, na etapa inicial, só este gol foi marcado. Parecia até um alívio para o time de Araras, que depois de ter jogado os Brasileirões de 1994 e 1995, foi rebaixado, mas conquistou a Série B de 1996 e tinha voltado para a elite. Porém, amargava a última colocação da tabela.
Comemorando um dos gols da partida
No segundo tempo, o Animal foi feroz! Marcou aos 23', 27', 29', 34' e 44 minutos, dando números finais ao espetáculo: 6 a 0. E a contagem do Vasco e de Edmundo ainda poderia ter sido maior: o atacante ainda desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Adinam, quando o placar marcava 5 a 0. Já imaginou se fossem sete tentos na mesma partida?
Algo que pouca gente lembra: o recorde poderia não ter acontecido se não fosse pelo treinador Antônio Lopes. Após marcar o quarto gol, Edmundo chegou a pedir para ser substituído após sofrer uma pancada. Lopes decidiu seguir a orientação do médico Clovis Munhoz, que garantiu que o jogador poderia permanecer em campo.
Craque do Brasileiro de 1997, ganhando todos os prêmios possíveis no país, conquistado pelo próprio Vasco, Edmundo também foi o artilheiro da competição, com 29 gols, que também foi um recorde na época, batido em 2003 por Dimba, do Goiás, que também foi botado abaixo por Washington, jogando pelo Atlético Paranaense, no ano seguinte. Até o jogo contra o União São João, pela 17ª rodada da competição, o camisa 10 vascaíno tinha apenas cinco gols na competição. Em uma só partida, mais do que dobrou a sua marca.
Veja os gols de Edmundo na histórica partida
Ficha Técnica
VASCO 6 X 0 UNIÃO SÃO JOÃO
Data: 11 de setembro de 1997
Estádio: São Januário - Rio de Janeiro-RJ
Público: 1.313 pagantes.
Renda: R$ 14.390,00.
Árbitro: Cléver Assunção Gonçalves
Cartões amarelos
Vasco: César Prates, Edmundo, Luisinho e Felipe
União São João: Lisandro e Lica
Cartão vermelho
União São João: Balu
Gols
Vasco: Edmundo, ao 1' do primeiro tempo e aos 23', 27', 29', 34' e 44' da etapa complementar
Vasco: Márcio; César Prates, Alex, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho (Odvan), Nasa (Fabrício Eduardo), Juninho Pernambucano (Mauricinho) e Ramón; Edmundo e Pedrinho - Técnico: Antônio Lopes
União São João: Adinam; Paulo Salles, Lica, Balu e Léo; Augusto, Ricardo Lima, Kelly (Vágner) e Mazinho (Leonardo) (Jefferson); Itamar e Lizandro - Técnico: Basílio.
0 comentários:
Postar um comentário