O Paulista surpreendeu os favoritos e conquistou a Copa do Brasil de 2005
Passando pelo pior momento de sua história, amargando ter que jogar a última divisão do estado de São Paulo, o Paulista de Jundiaí já deu muitas glórias para o seu torcedor. A maior delas aconteceu em 2005, quando o Galo da Japi conquistou a Copa do Brasil.
A 17ª edição da Copa do Brasil foi realizada em 2005 e, pela terceira vez, não teve um time que disputava a Série A do Campeonato Brasileiro como campeão. Após Criciúma (1991) e Santo André (2004), a zebra da vez foi o Paulista de Jundiaí. Entre 64 times, o Galo da Japi conquistou o título após cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, com destaque para duas fases de mata-mata, em que avançou nos pênaltis. O artilheiro daquele ano foi Fred, do Cruzeiro, com 14 gols marcados. Já o goleador do Galo foi mais humilde: o volante Cristian balançou as redes em apenas quatro oportunidades.
O Paulista iniciou a trajetória campeã com vitória por 1 a 0 diante do Juventude, no Jayme Cintra. Na volta, avançou após empate em 1 a 1. Na segunda fase, ficou no 1 a 1 com o Botafogo no primeiro jogo, e empatou em 2 a 2 no Maracanã, se garantindo nas oitavas. Então, foi ao Beira-Rio para o primeiro confronto, onde perdeu por 1 a 0 para o Internacional. Na volta, devolveu o placar ao time gaúcho e avançou com vitória por 4 a 2 nos pênaltis, no Jayme Cintra.
Nas quartas de final, novamente levou a classificação para as penalidades máximas, com a mesma sequência diante do Figueirense (derrota por 1 a 0 fora, e vitória pelo mesmo placar na volta). Nos pênaltis, venceu por 3 a 1. Na semifinal, eliminou mais um time de Série A. Venceu o Cruzeiro por 3 a 1 em casa e perdeu por 3 a 2 no Mineirão. Com o resultado construído no Jayme Cintra, chegou à final.
Levantando a taça de campeão. Festa em Jundiaí
A decisão foi contra o Fluminense. No primeiro jogo, muito nervosismo e gols apenas na segunda etapa. Márcio Mossoró fez 1 a 0 aos dois minutos, e Léo fechou a conta, aos 38, dando uma boa vantagem para o duelo da volta. Com o Maracanã interditado, a decisão, que aconteceu no dia 22 de junho em São Januário, terminou em 0 a 0, coroando a campanha do Paulista, campeão da Copa do Brasil em 2005.
Relembre a trajetória do campeão:
PRIMEIRA FASE
16 de fevereiro - Paulista 1 x 0 Juventude - Jayme Cintra
2 de março - Juventude 1 x 1 Paulista - Alfredo Jaconi
SEGUNDA FASE
16 de março - Paulista 1 x 1 Botafogo - Jayme Cintra
6 de abril - Botafogo 2 x 2 Paulista - Maracanã
OITAVAS DE FINAL
21 de abril - Internacional 1 x 0 Paulista - Beira-Rio
5 de maio - Paulista 1 (4) x (2) 0 Internacional - Jayme Cintra
QUARTAS DE FINAL
11 de maio - Figueirense 1 x 0 Paulista - Orlando Scarpelli
18 de maio - Paulista 1 (3) x (1) 0 Figueirense - Jayme Cintra
SEMIFINAL
25 de maio - Paulista 3 x 1 Cruzeiro - Jayme Cintra
1º de junho - Cruzeiro 3 x 2 Paulista - Mineirão
FINAL
15 de junho - Paulista 2 x 0 Fluminense - Jayme Cintra
22 de junho - Fluminense 0 x 0 Paulista - São Januário
0 comentários:
Postar um comentário