Poucos esperavam que o Cruzeiro batesse o favorito Palmeiras na decisão
Em 1996, a Copa do Brasil já era uma competição que passou a ter importância para os clubes do País, pois era chamado de o caminho mais curto para a Copa Libertadores (vale lembrar que na época apenas dois times brasileiros iam para o torneio continental). Por isto, naquela edição, o certame passou a ser disputada por 40 times e quem levou a melhor foi o Cruzeiro, batendo o favorito Palmeiras na final.
A Raposa, que chegou ao segundo título da competição (conquistou a edição de 1993), fez uma bela campanha, com quatro vitórias, cinco empates e uma derrota nos dez jogos disputados. O centroavante Marcelo Ramos foi o goleador do time e vice-artilheiro da competição, com sete gols marcados, atrás apenas de Luizão, do Palmeiras, que marcou oito vezes.
A estreia do Cruzeiro na competição foi com empate em 1 a 1 diante do Juventus/AC, fora de casa. Na volta, vitória por 4 a 0, no Independência, e vaga assegurada na segunda fase. O Vasco foi o adversário seguinte, e a Raposa avançou após goleada por 6 a 2, no Rio de Janeiro, e empate em 1 a 1, em casa.
No primeiro jogo da decisão, 1 a 1 no Mineirão
Nas quartas de final, venceu o Corinthians por 4 a 0 na ida, e avançou mesmo perdendo por 3 a 2 no confronto da volta, no Pacaembu. A semifinal terminou com dois empates com o Flamengo. Com o 1 a 1 no Maracanã, o time celeste se garantiu na final com o 0 a 0 no Mineirão.
Na grande decisão, o Cruzeiro enfrentou o Palmeiras, favorito ao título com uma campanha de goleadas na Copa do Brasil e também no Campeonato Paulista – conquistado pelo Verdão, que teve mais de 100 gols marcados. Na primeira partida da final, empate em 1 a 1, no Mineirão.
No confronto decisivo, o time paulista abriu o placar logo aos cinco minutos, com o artilheiro Luizão. Mas, ainda no primeiro tempo, Roberto Gaúcho deixou tudo igual para a Raposa. Já no final da etapa complementar, após falha do goleiro Velloso, Marcelo Ramos marcou o gol do título e calou os quase 30 mil palmeirenses presentes no Parque Antarctica. Vale ressaltar que esta campanha possibilitou ao Cruzeiro a vaga na Libertadores de 1997, conquistada pelo clube.
Os campões da Copa do Brasil de 1996
Relembre a trajetória do campeão:
PRIMEIRA FASE
13 de março - Juventus/AC 1 x 1 Cruzeiro - José de Melo
20 de março - Cruzeiro 4 x 0 Juventus - Independência
OITAVAS DE FINAL
28 de março - Vasco 2 x 6 Cruzeiro - São Januário
17 de abril - Cruzeiro 1 x 1 Vasco - Independência
QUARTAS DE FINAL
24 de abril - Cruzeiro 4 x 0 Corinthians - Independência
10 de maio - Corinthians 3 x 2 Cruzeiro - Pacaembu
SEMIFINAL
28 de maio - Flamengo 1 x 1 Cruzeiro - Maracanã
5 de junho - Cruzeiro 0 x 0 Flamengo - Mineirão
FINAL
14 de junho - Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras - Mineirão
19 de junho - Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro - Parque Antarctica
0 comentários:
Postar um comentário