Por Victor de Andrade
Roberto Dinamite fez nove gols em 18 jogos pela Lusa
Um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama, se não o maior, Carlos Roberto de Oliveira, ou simplesmente Roberto Dinamite, completa 64 anos neste 13 de abril. Até hoje o maior goleador da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, o centroavante, que tinha um chute fortíssimo, não conquistou esta marca jogando apenas pelo cruzmaltino: nove destes tentos foi defendendo a Portuguesa de Desportos.
Em 1989, o Vasco da Gama tinha um elenco recheado de grandes talentos. Com a chegada do atacante Bebeto, então estrela da Seleção Brasileira, o clube de São Januário resolveu emprestar um de seus jogadores da posição. Com 35 anos e considerado veterano, apesar de ser ídolo da torcida, coube a Roberto Dinamite, que realmente já não vinha em seus melhores dias, deixar a equipe.
Alguns times se interessaram pelo centroavante, mas quem ganhou a disputa, até pela proximidade das duas diretorias, foi a Portuguesa de Desportos. Por um empréstimo de apenas quatro meses, Roberto Dinamite, que estava vestindo apenas a quarta camisa em sua carreira (além do Vasco, o craque tinha defendido o Barcelona, além, é claro, da Seleção Brasileira), desembarcou no Canindé e não decepcionou!
Naquele período, ajudou a Lusa a cumprir uma honrosa campanha na primeira divisão nacional: a Portuguesa foi a sétima colocada do Brasileiro de 1989, com 7 vitórias, 6 empates e 5 derrotas nos 18 jogos que disputou. “Foi muito legal jogar na Portuguesa. Lembro que, no início de 1989, o Zagallo disse que não ia me aproveitar. Com isso, eu e o Antônio Lopes (técnico) fomos, juntos, para a Lusa”, disse Roberto Dinamite, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
A Lusa chegou até a segunda fase do Brasileirão de 1989, e terminou na quarta colocação do Grupo B. “Foi um ano muito legal. Em 1989, foi a melhor campanha da Portuguesa no Campeonato Brasileiro até aquele momento. Fiquei muito honrado por ter vestido a camisa da Lusa”, afirmou.
A apresentação dele na Lusa
Dinamite ainda presenciou o 'nascimento' de um grande craque: Dener, uma das promessas da Lusa e que morreu precocemente em 1994, em um acidente de carro. “O Dener estava surgindo como um dos grandes talentos do futebol brasileiro. Ele estava começando a jogar conosco”, relembrou na mesma entrevista.
O campeão daquele Brasileirão foi justamente o Vasco, ex-time de Roberto, derrotando o São Paulo na final por 1 a 0, com um gol de Sorato. Depois da Portuguesa, Roberto Dinamite retornou ao Vasco, teve ainda uma rápida passagem pelo Campo Grande, em 1991, e voltou uma vez mais a São Januário, para encerrar a carreira, em 1993. Nove dos 190 gols que fazem de Roberto Dinamite o maior artilheiro da história do Brasileiro até hoje foram marcados com a camisa da Portuguesa, nos 17 jogos que ele disputou pela Lusa no campeonato de 1989.
Curta, mas marcante e saudosa passagem… 😥
ResponderExcluir