Por Victor de Andrade
Garrincha, Didi, Pagão, Pelé e Canhoteiro: os ídolos de Chico Buarque
Um dos maiores compositores da música brasileira e grande escritor, com livros lançados pelo mundo inteiro, Chico Buarque de Holanda é um dos baluartes vivos da cultura do país. Nascido no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944, Chico nunca escondeu de ninguém uma de suas maiores paixões: o Futebol!
Torcedor do Fluminense, Chico Buarque sempre demonstrou que acompanhava o esporte de perto, chegando a, inclusive, ter ídolos em outras equipes. Além disso, já um compositor famoso, montou o seu próprio time, o Politheama (que em grego significa "muitos espetáculos). Na verdade, o Politheama era um time de botão em que Chico transformou em uma equipe de amigos.
Chico Buarque, com a camisa do Portuários, de Santos, ao lado de Pagão
O Politheama sempre faz amistosos por todo o Brasil, transformando, em parte, o sonho de criança do compositor em realidade: de ser jogador de futebol. O time tem até hino, composto pelo próprio Chico Buarque. Aliás, ele é o camisa 9 da equipe, número usado pelo seu grande ídolo: Pagão.
Mas a relação de Chico Buarque com o Futebol não pára por aí. Em 1989, ele compôs e gravou uma música em homenagem à modalidade, com o nome da própria. Nela ele descreve alguns lances que sempre acontecem nos jogos, comparando-as a uma arte, como por exemplo:
♪ ♫♩ ♪♫ ♬ Para aplicar uma firula exataQue pintorPara emplacar em que pinacoteca, negaPintura mais fundamental ♪ ♫♩ ♪♫ ♬
O final da música escancara de vez a paixão de Chico Buarque pelo futebol. É onde ele fala de seus ídolos, aqueles que formavam a linha de ataque de seu time de futebol de botão, onde sonhava jogar com todos eles. Eram o ponta-direita botafoguense Garrincha, o meia tricolor e depois botafoguense Didi, o centroavante santista e maior ídolo de Chico, Pagão, o Rei Pelé e o habilidoso ponta--esquerda são-paulino Canhoteiro.
♪ ♫♩ ♪♫ ♬ Para Mané para Didi para Mané
Mané para Didipara Mané para Didi paraPagão para Pelé e Canhoteiro ♪ ♫♩ ♪♫ ♬
É, não dá para negar. Chico Buarque caminhou sempre lado a lado com o futebol.
Conheça a música
0 comentários:
Postar um comentário