Ricardo Rocha disputando lance com Mauro Silva: São Paulo e Bragantino decidiram título em 1991
Atual coordenador de futebol do São Paulo, assumindo o cargo no fim de 2017, Ricardo Rocha conhece bem o Tricolor e fez parte de uma das gerações mais vitoriosas na história do clube. Contratado do Sporting de Portugal, em 1989, o defensor integrou a equipe são-paulina que encantou o mundo no início da década de 90 ao lado de grandes craques.
O jogador, que chegou experiente ao Tricolor para fortalecer a defesa e ser um dos líderes do elenco, assumiu o seu protagonismo e foi um dos pilares do time na conquista do Campeonato Brasileiro de 1991. O Mestre Telê Santana, diversas vezes, destacou a presença do zagueiro na São Paulo naquele período.
“A presença do Ricardo foi fundamental para a conquista do título”, afirmou o comandante. Com bagagem e respeitado pelos companheiros, o defensor recuperou o bom momento na carreira após a passagem pelo futebol europeu e tomou conta do sistema defensivo tricolor.
O zagueiro no time campeão paulista em 1989
Ao todo, disputou 70 jogos pelo clube: 32 vitórias, 26 empates e 12 derrotas. Neste período, além da conquista nacional, foi bi-campeão paulista em 1989 e 1991. A regularidade pelo São Paulo, assim como em grande parte de sua trajetória, também rendeu prêmios: recebeu uma Bola de Ouro, em 1989, e duas de Prata, em 1989 e 1991.
O jogador representou o Tricolor na Copa do Mundo de 1990, disputada na Itália, e esteve em campo com a Seleção que caiu frente a Argentina, nas oitavas de final. O zagueiro são-paulino atuou em dois dos quatro jogos do Brasil naquela copa, contra Escócia e Argentina, vestindo a camisa 19.
No ano seguinte, ainda como atleta do São Paulo, disputou a Copa América de 1991 e foi vice-campeão com a Seleção Brasileira – derrotada pelos argentinos na decisão. As exibições pelo Tricolor despertaram o interesse do poderoso Real Madrid, que acertou a contratação de Ricardo Rocha em 1991.
0 comentários:
Postar um comentário