Por Lucas Paes
O time campeão em 1986: um marco para o clube paraguaio
No futebol paraguaio, destacam-se geralmente os nomes de Olímpia, Cerro Portenho e Libertad. O último clube citado teve ascensão mais recente que já foi inclusive tema de texto no site. Hoje falaremos sobre outro time que conquistou títulos nacionais em terras paraguaias, o Sol de America.
Fundado em 1909, o clube do bairro de Obrero, em Assunção, demorou muitos anos para obter o primeiro troféu do Campeonato Paraguaio. A conquista veio em 1986. Até então, os Dançarinos tinham diversos vices.
O alicerce do titulo de 1986 começa a ser montado com diversas contratações feitas com o objetivo claro de ser campeão. Os reforços se juntaram a uma base já formada para buscar a taça. O torneio tinha três fases naquela época. A campanha espetacular do time azul nas duas primeiras deu a ele três pontos extras na terceira e última fase. Uma Liguilla entre seis clubes que definiria o campeão.
Com a vantagem dos pontos extras, o Sol de America demorou três partidas para vencer a primeira naquela fase final. Apesar da derrota para o Guarani na estreia, os empates com o Olímpia e o Cerro deram a chance de buscar a conquista.
Depois de vencer o Libertad, a partida que definiu o título ocorreu no dia 9 de novembro de 1986, justamente no campo do Libertad, porém diante do Colegiales. A vitória por 3 a 1 consagrou os Dragões Azuis como campeões. Farinas, Torres e Villalba marcaram os gols da vitória.
Entre os destaques da equipe comandada por Silvio Parodi, tínhamos Felix Torres, artilheiro do campeonato com 13 gols. Cubilla e Cartan foram outros dos destaques de artilharia, com seis e cinco gols respectivamente.
Cinco anos depois, os Dragões Azuis ganharam o segundo título. O bi-campeonato, porém, foi menos marcante que o primeiro título. A primeira conquista foi como a quebra de uma maldição e é até hoje o maior momento da história do clube. A coroação do até então "Monarca sem coroa".
0 comentários:
Postar um comentário