Por Lucas Paes
Fotos: Getty Images
Alex e Sosa disputam jogada. Partida de lances estranhos e Brasil classificando nas penalidades
Em 21 de julho de 2004, Brasil e Uruguai fizeram a semifinal da Copa América daquele ano, no Peru, em jogo realizado no Estádio Nacional de Lima. Além da classificação o time canarinho, nos pênaltis, Dario Silva protagonizou um dos gols mais perdidos da historia e, assim, o confronto entre Charruas e brasileiros, que sempre se caracterizou pela técnica do futebol dos dois países, naquele dia foi marcado por lances estranhos.
O lance de Dario foi só o primeiro esquisito daquele dia. Com a pressão cada vez maior da Celeste Olímpica, uma lambança de Julio César fez com que a bola sobrasse para Silva, que na pequena área, com o gol aberto, chutou no travessão.
Brasil comemorando o gol de Alex nas penalidades
O gol uruguaio por si só foi meio esquisito. Sosa, após cobrança de falta para área, cabeceou sem muita força e acabou contando com a colaboração do goleiro brasileiro, que falhou. Depois do tento sofrido, o Brasil voltou para o jogo aos poucos e criou chances pouco perigosas. Porém, a falta de lances técnicos fazia com que o jogo ficasse ruim.
No segundo tempo, aos 10', Adriano empatou o jogo, em lance de oportunismo, após chute cruzado de Luís Fabiano. A partir daí, os brasileiros passaram a pressionar o Uruguai, parando nas defesas de Viera, na zaga celeste e na própria má pontaria. Em uma tentativa de Alex, o chute foi parar na lateral.
Uruguaios saudando os torcedores
Mas com o empate persistindo, a decisão foi para os pênaltis. Luisão abriu fazendo para o Brasil. Dario Silva desta vez foi bem e marcou o empate. Até o terceiro pênalti de cada lado ninguém errou. Na quarta batida, Renato marcou e Sanchez teve seu chute defendido por Júlio César. Alex bateu bem e garantiu a vitória brasileira.
O jogo ficou marcado pelas jogadas estranhas. O lance de Dario Silva, por exemplo, entrou na seleta galeria dos gols mais perdidos da história. Além disso virou mais uma página do enorme confronto entre Brasil e Uruguai.
Na final, a Seleção Brasileira bateu a Argentina, também nos pênaltis. A vitória na final foi marcada por um gol no último minuto de Adriano, empatando o jogo. Celestes e canarinhos voltaram a se enfrentar em uma semifinal da Copa América em 2007. Naquele ano, porém, o confronto foi espetacular, com empate por 2 a 2 e outra vitória brasileira nos pênaltis.
Melhores momentos da partida
Ficha Técnica
URUGUAI 1 x 1 BRASIL
Nos pênaltis, Uruguai 3 x 5 Brasil
Data: 21 de julho de 2004
Local: Estádio Nacional - Lima (Peru)
Árbitro: Marco Antonio Rodríguez Moreno (México)
Assistentes: Nelson Cano (Paraguai) e Gualberto Freddy Viltty (Bolivia)
Cartões Amarelos
Uruguai: Delgado
Brasil: Júlio Baptista
Gols
Uruguai: Sosa, aos 21' do primeiro tempo
Brasil: Adriano, aos 10' do segundo tempo
Uruguai: Vieira; Bizera, Montero, Rodriguez e Diogo; Sosa, Perez (Pouso), Christian Rodriguez (Sanchez) e Delgado; Bueno (Forlan) e Dario Silva - Técnico: Jorge Fossati
Brasil: Júlio César; Maicon, Luisao, Juan e Gustavo Nery; Renato, Edú (Júlio Baptista), Kleberson (Diego) e Alex; Adriano e Luís Fabiano - Técnico: Carlos Alberto Parreira
0 comentários:
Postar um comentário