Por Lucas Paes
Rijkaard em ação em jogo contra o Atlético de Madrid
Frank Rijkaard é um dos expoentes da geração holandesa campeã da Eurocopa em 1988. Ídolo das torcidas do Milan (onde formou um conhecidíssimo trio junto a Gullit e Van Basten) e Ajax, o ex-volante completa hoje 55 anos. Neste texto, relembraremos sua curta passagem pelo Real Zaragoza, da Espanha.
Ele passou os primeiros sete anos de sua carreira, entre 1980 e 1987, no Ajax, maior time da Holanda e na época um dos mais influentes da Europa. Conquistou diversos títulos na primeira passagem, incluindo a Recopa Européia. Naquele ano de 1987, o Sporting, de Portugal, acabou por comprar Rijkaard do Ajax.
Rijkaard junto a Narciso Juliá
Porém o meio campista jamais vestiu a camisa dos Leões. A transferência acabou se concluindo já no fim da janela e o alviverde de Lisboa não teve tempo para inscrever Frank em nenhuma competição. Assim, ele acabou emprestado ao Real Zaragoza, da Espanha.
Rijkaard não se adaptou tão bem ao futebol espanhol. Acabaria pouco atuando pelo time de La Romareda. Foram apenas 11 jogos pela equipe espanhola e nenhum gol. Ao fim do empréstimo, Rijkaard acabou nunca mais voltando ao Sporting, já que o Milan decidiu investir nele, formando o trio de holandeses que faria história no Rossonero.
Saiu de La Romareda para o Milan, onde faria história
Ficou durante cinco anos no Diavolo, voltando ao Ajax onde encerraria a carreira após o título da Liga dos Campeões. Depois, viraria treinador, sendo seu grande feito a beira do campo o título da Liga dos Campeões da temporada 2005-2006 com o Barcelona. Dois anos atrás, após poucos sucessos, anunciou o fim da carreira de técnico.
0 comentários:
Postar um comentário