Por Lucas Paes
O time campeão pelo Rapid, da esquerda para a direita: F. Wagner, Pesser, Dvoracek, Skoumal, Fitz, S. Wagner, Sperner, Gernhardt, Schors, Binder and Raft
Nesta quarta-feira, dia 2 de Agosto completam-se 83 anos da morte de Paul Von Hindenburg, fato que abriu o caminho para Hitler se tornar o “Fuhrer” da Alemanha. Entre todas as loucuras do comandante do terceiro Reich, tivemos o anexamento da Áustria. Tal ação teve reflexos no futebol, e times austríacos passaram a disputar os campeonatos germânicos. O First Viena ganhou a Copa da Alemanha, mas o destaque foi do time do Rapid, que ganhou o Campeonato Alemão.
Participaram daquele campeonato 20 times, divididos em grupos regionalizados de três e quatro equipes. Cada grupo classificava uma equipe para a fase final, totalizando quatro times. Nos grupos 1 e 2, haviam subdivisões em dois grupos de 3 equipes. Já os grupos 3 e 4 eram formados por 4 equipes.
Após a primeira fase, chegaram ao mata-mata as equipes do Rapid, Dresdner, Vfl Koln e Schalke 04. O Rapid venceu o Dresdner por 2 a 1, em Viena, enquanto o Schalke aplicou 4 a 1 sobre o Koln. Dresdner e Koln decidiram o terceiro lugar, enquanto o Schalke e o Rapid decidiriam o campeonato.
Imagens coloridas artificialmente do jogo
Time mais forte da Alemanha na época, os azuis reais entravam como favoritos contra o alviverde austríaco. A final foi disputada em Berlin, no Estádio Olímpico, no dia 22 de Junho de 1941. Diante de um público de 95 mil pessoas, as duas equipes fizeram uma partida espetacular para decidir o campeonato.
Forte, o Schalke abriu rapidamente 3 a 0. Hinz fez o primeiro aos 5’ e Eppenhoff ampliou aos 8’. Já no segundo tempo, Hinz marcou outro aos 13’. Numa reação espetacular, o Rapid empatou em 5 minutos, com Schors, aos 15’, Binder aos 17 e aos 20. Seis minutos depois, Binder completaria uma tripleta e daria o título ao Rapid.
Após o fim do domínio alemão sobre a Áustria, o Rapid continuaria forte, sendo outras 18 vezes campeão nacional (a última conquista em 2008). Além da conquista do Campeoanto Alemão, o Rapid ainda venceu a Copa da Alemanha em 1938.
Binder, o homem que decidiu a final
Ficha Técnica
RAPID VIENA 4 x 3 SCHALKE 04
Data: 22 de Junho de 1941
Local: Olympiastadion – Berlin/Alemanha
Público: 95.000
Árbitro: Adolf Reinhardt - Alemanha
Gols
Rapid: Schors aos 15’, Binder aos 17’, aos 20’ e aos 26’ do segundo tempo.
Schalke 04: Hinz aos 5’, Eppenhoff aos 8’ do primeiro tempo e Hinz aos 13 do segundo tempo
Rapid: Raftl; S. Wagner, Sperner; F. Wagner, Gernhardt, Skoumal; Fitz, Schors, Binder, Dvoracek e Pesser - Técnico: Leopold Nitsch
Schalke 04: Klodt; Bornemann, Schweisfurth; Fuller, Tibulski, Gellesch; Burdenski, Szepan, Eppenhoff, Kuzorra e Hintz- Técnico: Otto Faist
0 comentários:
Postar um comentário