O Palmeiras atropelou o Borussia Dortmund em 1996: 6 a 1
Entre os diversos torneios de pré-temporada no futebol brasileiro, um dos mais interessantes era a Copa Euro-América. Realizado sempre no mês de janeiro, as duas primeiras edições da competição, 1991 e 1996, eram sediadas em Fortaleza, mais precisamente no Castelão, e colocavam frente a frente equipes do Brasil e da Alemanha. A coincidência: estas edições foram ambas vencidas pelo Palmeiras.
Antes de falar dos jogos, temos que explicar o porque de sempre vir equipes alemãs. A Bundesliga, naquela época, tinha uma espécie de férias na virada do ano, por causa do rigoroso inverno por lá. Por isso, não tinham jogos pelo país no mês de janeiro e as equipes germânicas aproveitavam e faziam amistosos pelo mundo.
Na primeira edição, em 1991, Sttutgart e Hamburgo enfrentaram Palmeiras e Corinthians. O regulamento previa que os times do mesmo país não se enfrentavam. Então, em 25 de janeiro, o Timão estreou vencendo o Hamburgo por 1 a 0, gol de Neto. Dois dias depois, o Verdão batia o mesmo Hamburgo por 2 a 0, gols de Dida e Marques.
No dia 30, o Corinthians encarou o Sttutgart e foi derrotado por 2 a 1. Tupãzinho marcou o do Timão, enquanto Fritz Walter e Sverson deram a vitória aos alemães. Na derradeira partida, no dia seguinte, o Verdão garantiu o título vencendo o Sttutgart por 2 a 0, com ambos os gols feitos por Betinho.
O time do Verdão de 1991
Cinco anos depois, a Copa Euro-América voltou a ser realizada no mesmo local. Desta vez eram três equipes, sendo que Palmeiras e Flamengo representavam o Brasil e o Borussia Dortmund veio da Alemanha para o torneio. A competição começou com um empate em 1 a 1 entre Flamengo e Borussia, no dia 20 de janeiro. Romário marcou para o Fla e Herrlich fez o dos alemães.
No dia 22, o Palmeiras iria dar uma mostra do que iria fazer no Campeonato Paulista de 1996, onde fez uma série de goleadas. Jogando em uma noite quente no Castelão, o Verdão não perdoou e marcou 6 a 1 no Borussia Dortumund. Rivaldo e Luizão fizeram 2 a 0 para o Palmeiras. No segundo tempo, Tretschok diminuiu para os alemães, mas Rivaldo, mais duas vezes, Cafu e Elivélton deram números finais.
O Palmeiras conquistou o bi-campeonato do torneio no dia 25 de janeiro, em partida contra o Flamengo. Romário marcou para o Rubro Negro carioca, mas Rivaldo balançou as redes e o empate garantiu o título ao Verdão.
Em 1999 foi realizada uma terceira edição da competição, no Morumbi, que contou com a participação de São Paulo FC, Olimpia do Paraguai e Bayer Leverkusen. O Tricolor levou a melhor e conquistou a taça, mas este é um tema para um outro post no site.
Confira os gols da famosa goleada
Esse torneio era organizado pela Conmebol e pela UEFA?
ResponderExcluirFoi
ResponderExcluir