Jogadores do Defensor comemorando o título da temporada 2007/2008
Não se tem dúvidas de que os dois maiores clubes do futebol uruguaio são Peñarol e Nacional, que são os times com mais títulos e maiores torcidas. Mas há uma discussão por lá que dura anos: qual a terceira força do país? O talvez grande favorito nesta discussão seja o Defensor Sporting.
A equipe do Estádio Luis Franzini, que fica no Parque Prado, próximo ao Rio da Prata, em Montevidéu, já escreveu sua história no futebol uruguaio e sul-americano de várias formas. Em quatro oportunidades, a equipe violeta venceu o Campeonato Uruguaio: 1976, 1987, 1991 e na temporada 2007/2008. Confira como foi cada conquista:
1976
O Defensor que 'cambió la história'. Tem já abordado em O Curioso do Futebol, o primeiro título de campeão uruguaio do time violeta, em 1976, tem também uma das mais belas histórias deste esporte. A equipe era formada por jogadores e comissão técnica que eram contra o regime de ditadura militar que o país passava e deixavam claro.
Mesmo com o governo contra, o Defensor sagrou-se campeão uruguaio em 25 de julho daquele ano, ao derrotar o Rentistas no Luis Franzini. Detalhe, os jogadores comemoraram o título, que teve a campanha de 13 vitórias, seis empates e três derrotas, dando a volta olímpica no sentido anti-horário. Porém, o clube teve retaliações no ano seguinte, como a retenção de passaportes dos atletas antes de jogos da Libertadores.
1987
Depois de onze anos do 'Defensor que cambió la história', o clube voltaria a conquistar o campeonato uruguaio, iniciando uma série de cinco temporadas onde os dois grandes do futebol local não venceriam a competição nacional.
O time dirigido Raúl Möller se consagrou no dia 16 de dezembro, quando venceu o Nacional por 1 a 0. A equipe do Luis Franzini conseguiu o título com a campanha de 14 vitórias, cinco empates e cinco derrotas.
1991
Depois de iniciar as cinco temporadas em que nem Peñarol e Nacional conquistariam o Campeonato Uruguaio, o Defensor fechou a série em 1991 (Danubio, em 1988, Progreso, em 1989, e Bella Vista, em 1990, foram os outros campeões). Era uma equipe jovem, dirigida por Ahuntchain.
Foi um campeonato onde Defensor, Nacional, Montevideo Wanderers e Peñarol disputaram a liderança ponto a ponto e o título violeta veio com um empate sem gol contra o Central Español, no Franzini. A campanha teve 14 vitórias, sete empates e cinco derrotas.
2007/2008
Na fase Apertura/Clausura, o Defensor fez um primeiro turno espetacular, terminando quatro pontos à frente do Danubio, vencendo 11 jogos, perdendo duas partidas e empatando mais duas. No Clausura, foi o quarto, garantindo a melhor campanha entre todos os torneios.
Na semifinal, o time violeta encarou o Peñarol. No dia 22 de junho, no Centenário, o Defensor venceu por 2 a 1. No segundo jogo, também no Centenário, dia 25, um empate em 0 a 0. Como o Defensor tinha a melhor campanha, não precisou de final para ser campeão.
Muito obrigado. Torcedor de Defensor e Botafogo.
ResponderExcluirBom resumo! Defensor foi bicampeão da Copa Uruguay ontem :)
ResponderExcluirSou defensor no Uruguai, a equipe teve uma queda nos últimos anos, espero que se recupere.
ResponderExcluir