Argentinos recebendo o troféu de campeão da Copa Rei Fahd
Começa neste sábado, dia 17, a 10ª edição da Copa das Confederações, que será realizada na Rússia. O Curioso do Futebol vai recordar do torneio que deu origem à competição, cuja a primeira vez foi realizada na Arábia Saudita, em 1992: a Copa Rei Fahd.
Naquela época, a Arábia Saudita investia muito no futebol, tanto que já tinha organizado um Mundial Sub-20, que foi um sucesso. Com isso, os sauditas pensaram em organizar um torneio com os campeões continentais para homenagear o Rei Fahd, assim, a competição foi organizada.
Na final, a Albiceleste derrotou a Arábia Saudita
Para a primeira edição, confirmaram a participação os donos da casa, que haviam conquistado a Copa da Ásia de 1988, a Costa do Marfim, campeã africana de 1992, os Estados Unidos, vencedores da Copa Ouro da Concacaf de 1991, e a Argentina, que conquistou a Copa América de 1991.
A competição foi realizada de forma simples, com semifinais, decisão de terceiro e quarto e final. Todas as partidas foram jogadas entre cinco dias de outubro de 1992 (mais precisamente entre 15 e 20) e a bola rolou somente no Estádio Rei Fahd, em Riad.
A equipe campeã
Apesar do formato simples, a competição foi interessante. Em 15 de outubro, houve a abertura e a Arábia Saudita venceu os Estados Unidos por 3 a 0, se garantindo na final. No dia seguinte, a Argentina, que mandou um belo time, com Caniggia e Batistuta, mas sem Maradona, fez fáceis 4 a 0 na Costa do Marfim.
Em 19 de outubro, os Estados Unidos golearam a Costa do Marfim, por 5 a 2, e ficaram com o terceiro lugar do torneio. Mas a festa estava marcada para o dia seguinte, quando seria realizada a grande final.
Melhores momentos da grande final
Mais de 75 mil pessoas estiveram presentes no Estádio e viram o grande jogo da Albiceleste. Leonardo Rodríguez abriu o marcador, aos 18 minutos, e Caniggia ampliou aos 24'. Na segunda etapa, Simeone fez o terceiro, aos 19' e a Arábia Saudita diminuiu no minuto seguinte, com Al-Owairan. Final de jogo, 3 a 1 para a Argentina, campeã da primeira edição do torneio.
A competição chamou a atenção da Fifa. Três anos depois, foi realizada a segunda edição da Copa Rei Fahd, com a Dinamarca conquistando o título. Em 1997, a Fifa assumiu de vez a organização do torneio, que ainda foi realizada na Arábia Saudita, mas já com o nome de Copa das Confederações, com o Brasil conquistando o caneco. Depois, a competição foi mudando de sede, passou de dois para quatro anos e desde 2001 serve como um evento teste para a Copa do Mundo.
0 comentários:
Postar um comentário