Super Zé pela Seleção Brasileira: campeão do mundo em 1970 e titular em 1974
Está completando 68 anos neste 18 de maio o ex-lateral direito de Portuguesa, Corinthians, Inter de Limeira e Seleção Brasileira o Zé Maria, que foi apelidado de 'Super Zé' por sua força física que era aliada ao seu bom futebol. Zé Maria brilhou nos gramados enquanto foi jogador.
Nascido em Botucatu, em 1949, Zé Maria começou no futebol na Ferroviária de sua cidade, em 1963. Vindo de uma família de jogadores, ele foi levado para a Portuguesa em 1966, onde logo de cara fez sucesso e assumiu a titularidade da lateral direita da Lusa e começou a ser convocado para a Seleção Brasileira, onde foi reserva de Carlos Alberto na Copa do Mundo de 1970, sendo um dos jogadores do tri-campeonato.
Na Lusa, onde chegou à Seleção
Zé Maria chegou ao Corinthians logo após ter servido a seleção brasileira na copa de 70 (era jogador da Lusa) e logo conquistou a torcida demonstrando muita raça e disposição. Como era filho de Corinthiano, Zé Maria ainda enquanto jogador da Lusa prometeu ao seu pai que um dia jogaria e conquistaria um título pelo Corinthians. E assim o fez.
No Timão, Zé Maria ganhou o apelido de Super Zé e ainda virou ídolo da torcida. Aliás, foi dos seus pés que foi cobrada a falta que originou o gol de Basílio, que tirou o Corinthians da fila em 1977. Antes disso, ele foi titular da Seleção Brasileira na Copa de 1974, na Alemanha.
No Timão, Zé Maria foi ídolo da Fiel
Zé Maria jogou no Corinthians durante 13 anos e fez parte da Democracia Corinthiana, sendo inclusive eleito pelos companheiros de clube em 1983, para assumir o comando da equipe, tornando-se o técnico. Como tinha participado de 3 partidas no começo do campeonato, Zé Maria tem ainda em sua história o bi-paulista de 1982/83.
O Super Zé ainda encerraria a carreira pela Inter de Limeira, em 1984, onde pouco jogou. Mas sua passagem pela Lusa, que o fez jogar na Seleção, os quase 600 jogos coma camisa pelo Timão e as 64 partidas com a camisa amarela do Brasil o fizeram ser um dos maiores laterais direitos da história do país.
0 comentários:
Postar um comentário