Jogos também aconteciam no Campo do Velódromo
Há 115 anos, era realizado o primeiro jogo da história do futebol paulista. O confronto aconteceu no campo do Parque Antarctica Paulista, e foi protagonizado por Mackenzie e Germânia (atual Pinheiros). Mario Eppingaux, do Mackenzie, foi o atleta que marcou o primeiro gol oficial do futebol brasileiro. No final, o Mackenzie venceu por 2 a 1.
No dia 4 de maio, o jornal “A Província de São Paulo” publicou a reportagem em sua seção de “Sport”: “Foot-ball. Match. Campeonato de 1902. Às 3 horas da tarde de ontem, no campo do Parque da Antarctica Paulista, realizou-se, com grande número de famílias, o primeiro match organizado pela Liga Paulista de Foot-ball entre S.C. Germânia e A.A. do Mackenzie College. No primeiro half-time, o Sr. Mario Eppingaus fez um gol para o Mackenzie. Verdade é que o team do Mackenzie tem muito mais velocidade que o seu concorrente e, devido a isto, de começo a fim, a bola manteve-se mais favorável ao Mackenzie. Poucos minutos antes do half-time, o Sr. Kirchnerm centerforward do Germânia, conseguiu fazer um scap e dahi marcar o primeiro gol do S.C. Germânia. Infelizmente, o Club Germânia perdeu, no primeiro half-time, um de seus melhores jogadores, o Sr. Muss, que se feriu bastante numa queda; porém, este jogador foi substituído por outro”.
Quem acabou faturando o primeiro Campeonato Paulista da história foi o São Paulo AC, seguido do Paulistano. O Mackenzie foi o terceiro e o Germânia quarto colocado. A lanterna do Paulistão inaugural foi o Internacional.
Ficha Técnica
MACKENZIE 2 X 1 GERMÂNIA
Data: 3 de maio de 1902
Local: Campo do Parque da Antarctica Paulista - São Paulo-SP
Árbitro: Antonio Casimiro da Costa.
Gols:
Mackenzie: Eppingaux, no primeiro tempo, e Alício de Carvalho, na segunda etapa.
Germânia: Kirschner, no primeiro tempo.
Mackenzie: Redher, Belfort Duarte e Warner; Sampaio, Alício de Carvalho e Lourenço; Yelrd, Epingaux, Pedro Bicudo, Armando Paixão e Lopes.
Germânia: Brasche, Riether e Nobiling; Kawall, Baumann e Muss; Linz, Russo, Kirschner, Nicolau Gordo e Enghehardt.
0 comentários:
Postar um comentário