Por Lucas Paes
Fotos: Gabriel Lain / SER Caxias
Jogo pegado, truncado, mas que o Caxias conseguiu vencer na casa do rival
Na noite deste sábado, dia 18, o Caxias venceu o Juventude por 1 a 0, dentro da casa do rival. O gol grená foi marcado por Gilmar, no segundo tempo. Com a vitória, o Caxias é o vice líder do Gauchão, enquanto os jaconeros estão em quinto e podem ser ultrapassados pelo Cruzeiro de Porto Alegre, que joga amanhã contra o lanterna Passo Fundo, fora de casa.
O jogo começou com muito equilíbrio e poucas boas chances de gol. O primeiro lance de perigo aconteceu só aos 16 minutos, com o Juventude, quando Pará bateu falta, a bola desviou e passou perto do travessão. Aos 23', em rápido contra ataque, Bruno Ribeiro teve outra chance para a equipe da casa, mas finalizou para fora.
Foi apenas a partir dos 38’ que o jogo começou a ficar mais aberto: primeiro, o Caxias acertou uma bola na trave com Jean. Depois, os grenás chegaram com Reis, que recebeu ótimo passe, driblou o goleiro jaconero e chutou, a defesa afastou em cima da linha. Aos 45’, foi a vez de Bruno Ribeiro, em uma cobrança de falta que passou próxima ao travessão. Nenhuma das equipes conseguiu tirar o zero do placar no primeiro tempo.
A etapa complementar começou com o Juventude tendo sua melhor chance na partida: Caion lançou Taiberson na cara do goleiro, ele tentou buscar o canto, mas chutou para fora. Pouco tempo depois, Taiberson chutou cruzado pelo chão e Marcelo Pitol fez a defesa com tranquilidade.
Só que, aos 10 minutos, na primeira chegada do Bepe na segunda etapa, Jean cobrou falta com precisão, na cabeça de Gilmar, que mandou para as redes e foi comemorar com a torcida do Caxias, levando cartão amarelo por isso. Logo depois, em outro cruzamento perigoso, foi a vez de Nicolas cabecear perigosamente, mas dessa vez Douglas fez grande defesa.
Disputa de bola pelo alto
Os jaconeros só responderam aos 16 minutos, quando Caprini tentou um chute de longe e a bola passou perto do gol. Um minuto depois, Pará tentou um gol olímpico e assustou o goleiro grená, a bola passou muito perto da trave. Aos poucos, o time da papada chegava com perigo, aos 18’, uma sequência de lances perigosos favoreceu o alviverde, primeiro Caprini obrigou Pitol a fazer grande defesa, depois o goleiro teve que afastar de soco outra tentativa de gol olímpico de Pará.
Porém, aos 22 minutos, no meio da tentativa de reação alviverde, o zagueiro Ruan Renato, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta violenta e levou o vermelho. Com isso o clássico esfriou e passou a ter o Caxias tentando controlar e evitar o empate. O Juventude teria outra chance aos 30, em falta frontal e perigosa, mas Pará chutou por cima.
Com o alviverde mais cansado e o Falcão Grená tentando segurar o resultado, o jogo só voltou a esquentar depois dos 40 minutos: primeiro, Caprini cruzou e Wallacer chegou no meio de dois defensores, mas concluiu para fora. Depois os jaconeros continuaram tentando pressionar, mas não conseguiram chegar com eficiência, enquanto isso os grenás tentavam prender a bola no ataque para evitar o empate.
Foi só nos últimos lances que o Juventude ofereceu algum perigo real ao gol de Pitol, em escanteio que Pará cobrou e o zagueiro do Caxias desviou perigosamente contra o próprio gol para outro escanteio. Na segunda cobrança a defesa afastou sem muitos problemas. Final de jogo: Juventude 0, Caxias 1.
Com a vitória, o Caxias foi aos 14 pontos e está praticamente classificado. Na próxima rodada a equipe pega o Brasil de Pelotas, fora de casa. Já o Juventude, que segue com 11 pontos, vai a Porto Alegre enfrentar o Cruzeiro, precisando vencer para continuar buscando a vaga na fase final.
Ao final, 1 a 0 para o Caxias
Ficha Técnica
JUVENTUDE 0 X 1 CAXIAS
Data: 18 de Março de 2017
Local: Estádio Alfredo Jaconi – Caxias do Sul/RS
Árbitro: Francisco Silva Neto
Assistentes: José Eduardo Calza e Lúcio Flor
Cartões Amarelos
Juventude: Ruan Renato, Bruno Ribeiro, Sananduva, Caion e Wallacer
Caxias: Márcio Goiano, Marabá e Gilmar e Marlon
Cartões Vermelhos
Juventude: Ruan Renato
Gol
Caxias: Gilmar, aos 10’ do segundo tempo.
Juventude: Douglas; Vidal, Ruan Renato, Wanderson e Pará; Fahel (Lucas), Sananduva, Taiberson (Vinicius), Caprini e Bruno Ribeiro (Wallacer); Caion – Técnico: Gilmar Del Pozzo
Caxias: Marcelo Pitol; Gian, Jean, Edson Borges e Márcio Goiano; Marabá, Elyeser, Reis, Wagner (Marlon) e Nicolas (Júlio Cesar); Gilmar (Geninho) - Técnico: Luiz Carlos Winck
0 comentários:
Postar um comentário