Foi um dos grandes laterais esquerdos do futebol brasileiro
Uma Copa do Mundo e apenas três derrotas com a Amarelinha. Essa é a impressionante marca do lateral Marco Antônio com a camisa da Seleção Brasileira. O tricampeão mundial completou 66 anos na última segunda-feira, dia 6.
Natural de Santos (SP), litoral paulista, o ex-jogador começou no futebol na Portuguesa Santista e com 17 anos foi para o Fluminense, clube que defendeu entre 1968 e 1976. Com o Tricolor, ele conquistou o Ribertão de 1970, além de quatro Campeonatos Cariocas, quando foi uma das engrenagens da Máquina Tricolor em meados da década de 70. Depois do Flu, o ex-craque disputou cinco temporadas pelo Vasco, quando conquistou mais um Estadual, em 1977. Marco Antônio ainda passou por Bangu e Botafogo, até encerrar a gloriosa carreira em 1984.
O lateral estreou com a amarelinha em março de 1970, quando era atleta do Fluminense, em um amistoso contra a Argentina no Beira-Rio, em Porto Alegre. A derrota por 2 a 0 – gols de Más e Conigliaro – foi compensada no segundo jogo. Em outro amistoso conta os "hermanos", quatro dias depois, no Maracanã, terminou em vitória do Brasil – gols de Jairzinho e Pelé – com Marco Antônio novamente como titular.
A campanha mais memorável do ex-lateral esquerdo foi na Copa do Mundo de 1970, no México – o tricampeonato da Seleção Brasileira. Marco Antônio entrou em campo nas partidas contra Romênia e Peru, ambas válidas pela fase de grupos. O final da Copa todos conhecem: vitória sobre a Itália por 4 a 1.
Ao todo foram 52 jogos com a Seleção Brasileira, com 35 vitórias, 14 empates e apenas três derrotas. Apesar do retrospecto quase impecável, ele nunca balançou as redes vestindo a amarelinha. Além da Copa de 1970, o ex-lateral conquistou duas Copa Rocca, em 1971 e 1976.
0 comentários:
Postar um comentário