Por Lucas Paes
Nesta sexta-feira, dia 10, terá início mais uma Eurocopa, considerado por muitos o segundo melhor torneio de seleções do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo. Neste ano, o torneio acontece na França e a seleção local é uma das maiores favoritas ao título. Essa será a 15ª edição do torneio, que acontece a cada quatro anos, e, pela primeira vez, terá 24 seleções. Uma das surpresas será a ausência da Holanda, que fez péssima campanha nas eliminatórias.
Este ano, classificam todos os primeiros e segundos colocados dos seis grupos, além dos quatro melhores terceiros colocados. Com isso, poderemos ter muitas surpresas na competição, já que 16 dos 24 participantes estarão nas oitavas de final. Confira quem são os participantes.
GRUPO A
FRANÇA - ROMÊNIA - ALBÂNIA - SUÍÇA
FRANÇA - ROMÊNIA - ALBÂNIA - SUÍÇA
França
Pogba é o grande nome da França
Uma das principais favoritas ao título, a equipe da França tem uma de suas melhores gerações. se não há Zidane e Henry ou Platini e Bats, as esperanças ficam em Pogba, Payet, Kanté e, principalmente, Griezzman. Mesmo sem contar com Benzema e Valbuena, os franceses têm um ótimo time e podem levar a taça jogando em casa.
Romênia
Alibec é a esperança de gols da Romênia
Apesar de não ter nenhuma participação marcante em Eurocopas (a melhor foi o 7º lugar em 2000), a Romênia tem um time razoável e pode brigar pela vaga no mata-mata com a Suíça (se imagina que a primeira seja da França) e até mesmo classificar como um dos melhores terceiros colocados. Os destaques do time são o goleiro Pantilimon e o atacante Alibec.
Albânia
Berisha é a muralha albanesa
Segunda colocada no grupo de Portugal no classificatório, a Albânia tentará surpreender na Eurocopa; É a primeira participação da equipe na fase final da competição e a classificação para esta etapa já foi uma grande vitória. O goleiro Berisha é o grande destaque da equipe.
Suíça
Shaqiri vai tentar levar a Suíça longe na competição
Favoritos a conquistar a segunda vaga do grupo, os suíços aparecem com uma boa equipe, que conta com alguns bons nomes: desde Burki, goleiro titular do ótimo time do Borussia Dortmund, à Xhaka, recém-contratado pelo Arsenal a Suiça. O time tem como destaques Shaqiri e Xhaka, além de outros bons nomes, como Frei e Behrami.
Palpite: França e Suiça, Romênia pega a vaga como um dos terceiros.
GRUPO B
INGLATERRA - RÚSSIA - PAÍS DE GALES - ESLOVÁQUIA
INGLATERRA - RÚSSIA - PAÍS DE GALES - ESLOVÁQUIA
Inglaterra
Rooney é o capitão do English Team
Outro bom time e um dos favoritos ao titulo, o English Team cometeu alguns erros na lista final (como a inexplicável ausência de Drinkwater, destaque do Leicester), mas continua tendo uma de suas melhores gerações. Confiando nas boas fases de Delle Ali, Lallana e, principalmente, Vardy, os ingleses têm ainda Rooney e Sturridge entre seus destaques. Um bom time para buscar a primeira conquista da Eurocopa.
Rússia
Shatov quer apagar a má impressão deixada pela Rússia na Copa de 2014
Campeã da primeira edição, como União Soviética, a Rússia não conseguiu repetir no futebol o sucesso de esportes como o vôlei depois do fim da URSS. Os russos decepcionaram na Copa de 2014 e tentam se recuperar na Euro. Neustadter e Shatov são os destaques do time.
País de Gales
Os galeses contam com Bale para uma boa campanha
Outra seleção que debuta na competição, os galeses têm em Bale seu grande destaque e principal responsável pela histórica classificação. A equipe ainda conta com Ledley, Ramsey e Allen entre seus destaques e deve brigar forte pela terceira vaga.
Eslováquia
Hamsi é o destaque eslovaco na Euro 2016
Participando pela primeira vez da Euro, os eslovacos contam com alguns nomes de destaque, como o zagueiro Skrtel e, principalmente, o meia do bom time do Napoli, Hamsik. Os eslovacos chegaram às oitavas de final da Copa de 2010 e buscam uma boa campanha na Euro. Podem até classificar para o mata-mata.
Palpite: Inglaterra e País de Gales, com a Rússia pega uma das vagas dos terceiros.
GRUPO C
ALEMANHA - UCRÂNIA - POLÔNIA - IRLANDA DO NORTE
ALEMANHA - UCRÂNIA - POLÔNIA - IRLANDA DO NORTE
Alemanha
Atuais campeões do mundo, Alemanha quer a Euro
Atuais campeões do Mundo, os alemães chegam como uma das seleções favoritas à conquista, tendo o meio campo como ponte forte da equipe, que precisa melhorar a defesa. Entre seus destaques tem Ozil, Müller, Draxler, Gotze, além do que é, pra muitos, o melhor goleiro do mundo: Manuel Neuer. Entre as ausências mais sentidas da competição está a de Marco Reus.
Ucrânia
Konoplyanka é a esperança da Ucrânia
Participando pela segunda vez da Euro, os ucranianos foram eliminados na primeira fase em 2012 (quando eram sede da competição) e buscam uma melhor campanha em 2016. Tem em Konoplyanka seu grande destaque.
Polônia
Lewandowski é o grande nome dos poloneses
Com alguma tradição no futebol, os poloneses chegam com chance de surpreenderem e irem longe graças à alguns bons jogadores que o time possui. O grande destaque do time é o atacante Lewandowski (considerado por alguns o melhor centroavante do Planeta). Além dele, a Polônia conta com Piszczeck, Blaszczykowski (também conhecido por Kuba) e os bons goleiros Szczezny, Boruc e Fabiansky.
Irlanda do Norte
A Irlanda do Norte quer surpreender
Uma das surpresas da competição, os norte-irlandeses chegam pela primeira vez à Eurocopa (apesar de já terem jogado as Copas do Mundo de 1958, 1982 e 1986) e são outro caso onde a chegada ao mata-mata já é uma vitória. Steven Davis é o destaque da equipe.
Palpite: Alemanha e Polônia.
GRUPO D
ESPANHA - REPÚBLICA TCHECA - TURQUIA - CROÁCIA
ESPANHA - REPÚBLICA TCHECA - TURQUIA - CROÁCIA
Espanha
Espanha é a atual campeã da Euro
Atual bicampeã europeia, a Espanha chega à competição tentando se recuperar do fracasso que vem passando nos últimos anos: depois de ser considerada uma nova escola para o futebol mundial, a Fúria amargou um vice da Copa das Confederações e uma decepcionante eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. O meio campo ainda é o grande destaque do time, que quer mostrar que não perdeu o encanto.
República Tcheca
O experiente Rosicky ainda é o grande nome dos tchecos
Campeã como Tchecoslováquia em 1976 e vice em 1996, já depois da separação, a seleção da República Tcheca chega sem grandes nomes para a Euro de 2016. O grande destaque do time ainda é o experiente meia Rosicky, jogador do Arsenal que está no fim da carreira. Repetir o título será difícil para os Tchecos.
Turquia
Artilheiro por onde passa, Yilmaz é um dos destaques da Turquia
Semifinalista em 2008, onde foram protagonistas de dois dos grandes jogos da competição, os turcos tentam repetir a surpreendente campanha daquele ano. Para isso, contam com jogadores como Sahin, Çalhanoglu, Turan e o matador Yilmaz. Eles são as armas da Turquia para uma boa campanha na competição.
Croácia
Mandzukic joga mais uma competição pela Croácia
Participando de todas as edições desde 2004, os croatas têm adquirido experiência em competições internacionais e em 2008 fizeram um dos melhores jogos daquela edição, quando perderam nos pênaltis para a Turquia. A equipe tem alguns destaques, como Modric, Kovacic, Rakitic, Mandzukic e ainda alguns jogadores de alto nível como Kalinic. Podem ir longe na competição.
Palpite: Espanha e Turquia, com a Croácia pega uma das vagas de terceiro.
GRUPO E
BÉLGICA - ITÁLIA - IRLANDA - SUÉCIA
BÉLGICA - ITÁLIA - IRLANDA - SUÉCIA
Bélgica
Os belgas entram na competição com favoritos
Os Diabos Vermelhos têm o que é considerada a melhor geração de sua história. Para tentar o inédito título da Eurocopa, nomes como Hazard, Fellaini, De Bruyne, Dembele, Courtouis e Lukaku deverão jogar o 'fino da bola'. Os belgas estão entre os favoritos e podem fazer grande campanha nesta edição do torneio.
Itália
A Itália de De Rossi tenta na Euro dar 'a volta por cima'
A Squadra Azzurra chega para a Euro de 2016 sem grande favoritismo (por mais estranho que isso soe), tanto que é a única campeã do mundo que não foi cabeça de chave. Longe dos grandes momentos do passado e eliminado na primeira fase nos últimos dois Mundiais, o time foi finalista da Euro em 2012 e levou uma sacolada da Espanha na final. Sem Balotelli, a Itália tem em De Rossi, Florenzi e El Sharawy entre seus grandes destaques.
Irlanda
O experiente Robbie Keane disputa mais um torneio pela Irlanda
Contando com o interminável Robbie Keane entre seus convocados, a Irlanda tenta fazer uma boa campanha na Euro. Além do veterano Keane, McCarty, do Everton, Long, do Southampton, e o experiente goleiro Given também são destaques do time.
Suécia
Ibrahimovic ainda deve uma atuação digna de craque na Euro
A Seleção Sueca, que já foi vice-campeã mundial em 1958, vem para 2016 com o sonho de conquistar o inédito título. O grande destaque da equipe é o atacante Zlatan Ibrahimovic, uma das grandes figuras do futebol mundial. O time pode fazer boa campanha se conseguir a classificação no “grupo da morte” da competição.
Palpite: Bélgica e Suécia, Itália pega uma das vagas de terceiro.
GRUPO F
PORTUGAL - ISLÂNDIA - ÁUSTRIA - HUNGRIA
PORTUGAL - ISLÂNDIA - ÁUSTRIA - HUNGRIA
Portugal
Portugal depende do desempenho de Cristiano Ronaldo
Favorita e provável líder do grupo, a seleção de Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma e outros bons nomes depende do atual vice da Bola de Ouro para buscar o título da competição. Ronaldo é o grande destaque do time e principal esperança dos portugueses para chegar longe na Euro.
Islândia
Islândia participa de sua primeira Euro
Primeira participação em competições internacionais, a Euro 2016 representa um feito histórico para a Islândia, independente do que acontecer torneio. Sigurdsson e Gudjhonsen são os grandes destaques da equipe.
Áustria
Austríacos esperam sua equipe chegando no mata-mata
Tendo em Arnautovic, Alaba e Fuchs os seus grandes destaques, os austríacos chegam à Euro em um grupo acessível para tentar fazer história e classificar ao mata-mata pela primeira vez. Apesar das sete participações em Copas do Mundo, esta será apenas a segunda vez dos austríacos na Euro.
Hungria
Os magiares voltam à uma competição internacional na Euro
Duas vezes vice-campeã da Copa do Mundo, a Seleção Húngara chega apenas pela terceira vez à competição. Passar da primeira fase já seria uma grande vitória para os húngaros. O destaque do time é o atacante Nikolic.
Palpite: Portugal e Austria.
Confira tabela completa da competição aqui.
0 comentários:
Postar um comentário