Logo do programa
Os fãs de futebol, aqueles mais ardorosos, que gostam de acompanhar times sem muita expressão, divisões de acesso nacionais e estaduais, categorias de base e futebol feminino têm, algumas vezes, dificuldades de buscar informações, principalmente na grande mídia. Ultimamente, vem surgindo muitos sites que abordam este tema (inclusive este aqui), facilitando a busca de notícias.
Mas não é só na parte escrita que temos veículos acompanhando este nicho do esporte bretão. A WebTV também tem seu representante e ele e o FATV - Futebol Alternativo, que em 2016 completa nove anos no ar, sempre na AllTV.
Desde o início do programa, várias formações passaram pela bancada, mas apenas um apresentador está desde o começo: o jornalista e torcedor da Portuguesa Sergio Oliveira, de 35 anos. É com ele que O Curioso do Futebol bate um papo, falando da história do programa, das novidades para 2016 e do novo site, que será uma ferramenta interessante de complemento do programa na WebTV. Confira!
Sergio Oliveira no comando do programa
O Curioso do Futebol: Como surgiu a ideia de criar um programa que fala, especificamente, de futebol alternativo?
Sergio Oliveira: A ideia surgiu dentro da comunidade Futebol Alternativo, ainda na época do Orkut. Estavam começando a surgir os primeiros blogs com o tema e pintou dentro na comunidade a proposta de fazer o FA Rádio, um podcast para comentar as noticias bizarras e os principais tópicos da comunidade. O FA Rádio foi para o ar umas duas vezes e dava um trabalho danado fazer.
Como eu já era funcionário na AllTV e no meio disso tudo abriu um espaço na grade de programação, sugeri na comunidade transformar o FA Rádio em FATV e todo mundo adotou a ideia. Depois, tendo o aval da coordenação da WebTV na época, entramos no ar.
Com o filho de Amilcar Barbuy
OC: Quando o programa foi ao ar pela primeira vez?
SO: O programa completa em 2016 nove anos no ar. a estreia foi em 19 de maio de 2007.
As duas partes da primeira edição do programa em 2007
OC: Em quais dias e horários o programa já foi veiculado? E qual o dia e horário atual?
SO: Nossa já mudou muito de horário. Atualmente o programa entra no ar ao vivo todas as segundas-feiras, às 20h30. Mas já foi veiculado aos sábados à tarde, no domingo na hora do almoço e também à noite.
Dia da presença do Badeco
OC: Quais foram os membros da bancada ao longo do tempo de programa?
SO: Eu costumo brincar que a FATV é como aquelas bandas que trocam de integrante toda hora e só um original sobra.
A primeira formação era formada por membros que comentavam bastante na comunidade Futebol alternativo. Além de mim apresentavam Inácio Nehme, Vinicius Ferré, Jamil Tanus e Leandro Luccas. Essa é a formação da fase que o programa era 100 % pautado na FA, um programa oficial da comunidade mesmo.
Na segunda formação sobramos eu e Inácio da formação original e como terceiro apresentador tivemos Bruno Cromo, que manjava bastante sobre futebol do interior.
Bancada com Fernando Martinez, Milton Haddad e Sergio Oliveira
(eu, Victor de Andrade, e Rodrigo Colucci de 'intrusos')
Depois os dois saíram e eu fiz uma parceria com o pessoal do blog última divisão. eu escrevi um tempo para o blog e toda semana um representante deles vinha para dividir a bancada comigo. nesta fase começamos a diminuir um pouco as brincadeiras e começamos a investir mais na cobertura dos campeonatos e receber convidados. é a fase que mais durou, principalmente por conta da participação de Matheus Trunk ao meu lado.
Por último depois do UD fizemos uma parceria com o pessoal do Jogos Perdidos que são pioneiros em futebol alternativo e manjam muito do assunto. Apresentei o programa ao lado de dois professores: Fernando Martinez e Milton Haddad.
Primeira parte do programa com Luiz Fernando Bindi
OC: O programa tem como hábito ter convidados sendo entrevistados. Quais foram as entrevistas mais te marcaram?
SO: Teve muita entrevista legal e é até difícil comentar. Destaco a entrevista com Luiz Fernando Bindi, que na época estava lançando o livro dele sobre curiosidades do futebol . Foi nosso primeiro entrevistado e deu uma força danada para o programa citando sempre na rádio e no blog dele. Bindi faz muita falta.
De forma geral, os programas com tema de memória do futebol eu gosto muito. Entrevistar jornalistas como José Carlos Cicarelli, Sergio Ewerton e Dagomir Marquezi foi um grande privilégio.
Com Rafael Cammarota
OC: E quais os programas foram mais marcantes?
SO: Vou citar uma experiencia boa e uma ruim:
Um programa que me arrependo que foi muito mal é o que fiz com o Badeco, ídolo da Portuguesa time que torço. Na época, a AllTV tinha uma produtora que não manjava nada de futebol e fechou uma entrevista para mim com um ex-jogador dono de uma ONG chamado Ivan. Passei a semana inteira tentando descobrir quem era o tal Ivan e não achava nada. Quando chegou o dia do programa, eu estava praticamente 'liso', sem pauta nenhuma e quando chega na hora, o tal Ivan era Ivan Manoel de Oliveira, o Badeco, o maior volante da história da Lusa. Ainda bem que sabia muita coisa de cabeça, fiz de improviso, mas poderia ter sido 1 milhão de vezes melhor.
Tem também o inverso. Não esperava muito da entrevista com o senhor Amilcar Barbui Filho, que falou sobre a carreira do pai dele, que jogou no Corinthians, Palmeiras e esteve na convocação da primeira Seleção Brasileira na história. E foi um programa maravilhoso. É um programa que até hoje muita gente pede pra repetir o tema.
Participação de Sergio Ewerthon
OC: Para 2016, você anunciou mudanças no programa. Algumas já puderam ser vistas, como as vinhetas. O que o programa apresenta de novo para 2016?
SO: O grande desafio para nova temporada é deixar o programa dinâmico. Estou sozinho com 1 hora e meia para preencher. Ninguém vai aguentar me ver falando esse tempo todo. Então, pretendo colocar aos poucos novos quadros, matérias externas e colunistas no programa. Já tem uma coluna sobre camisas de clubes alternativos que estou testando a melhor maneira de editar. A idéia é ter um colunista para cada região do Brasil.
Último programa
OC: A FATV também está lançando um novo site. O que ele abordará e o que terá de novo?
SO: Quero que o site do programa seja uma central da mídia alternativa e uma extensão do programa. Quero divulgar o trabalho de outros blogs que tratam do mesmo assunto do programa. E lógico que teremos conteúdo exclusivo, guias dos campeonatos, colunas e entrevistas.
Uma das participações do editor de O Curioso do Futebol, Victor de Andrade
OC: Para encerrar, fique a vontade para acrescentar alguns assuntos.
SO: Quero agradecer pelo espaço. O Curioso do Futebol é um blog que gosto muito e que pelo menos uma vez por dia abro para ler, por que sei que sempre terá coisa nova. E lembrar todo mundo para sintonizar o programa todas às segundas-feiras, na AllTV, ao vivo e participar mandando comentários.
O programa FATV - Futebol Alternativo é transmitido ao vivo em todas as segundas-feiras, às 20h30, na AllTV. Confira também os canais de comunicação do programa:
Facebook: www.facebook.com/falternativo
Twitter: @fatv
0 comentários:
Postar um comentário