No dia 15 de março, terça-feira da semana passada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia anunciado que o Campeonato Brasileiro da Série D de 2016 seria ampliado de 40 para 48 equipes. Pois bem, nesta terça, dia 22, uma semana após o primeiro anúncio, a CBF mudou tudo novamente: agora serão 68 que jogarão o quarto estágio do futebol nacional neste ano.
A nova alteração veio depois de protestos das federações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Acre, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima, que não haviam sido contempladas com uma nova vaga. Com a mudança, a distribuição das equipes será a seguinte:
4 - São Paulo.
3 - Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina,
Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia.
2 - Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pará, Mato Grosso,
Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Acre, Piauí,
Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima.
De acordo com a CBF, a mudança tem como objetivo de atender a demanda dos times por um calendário anual de atividades. Porém, para O Curioso do Futebol e outros jornalistas, a mudança não vai de encontro com a intenção divulgada devido à fórmula da competição.
O regulamento prevê que na primeira Fase, a Série D será regionalizada, dividida em 17 grupos de quatro equipes. Classificam-se para a Segunda Fase os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos lugares. A partir desta etapa, os confrontos serão no modelo mata-mata, em jogos de ida e volta. Em breve, serão divulgados a tabela e os documentos técnicos do torneio.
Para O Curioso do Futebol, o problema nem é o aumento de clubes e sim a formação do regulamento. O melhor seria diminuir a quantidade de grupos, aumentando o número de equipes neles e, com isso, garantindo um maior número de partidas para cada clube que estiver no torneio. E vocês, o que acham?
Deveriam ter 64 clubes distribuidos em 8 grupos com 8 clubes cada, no sistema ida e volta, seriam 15 jogos em cada grupo. Classificariam 4 clubes de cada grupo, fazendo assim 32 cubes divididos em 8 grupos com 4 clubes no sitema ida e volta tambem. Desses 8 grupos classificariam 2 clubes de cada grupo, sobrando assim 16 clubes na reta final divididos em 8 grupos de 2 no sistema mata mata. Vamos contar as datas desde o incínio. seriam 15 rodadas na primeira faze, mais 7 rodadas na seugunda totalizando 22 rodadas, ou sejam 4 meses de futebol, somando-se mais 16 rodadas, e na reta final com mata mata, seriam apenas 14 jogos entre totalizando no regal 29 rodadas. RESOLVIDO
ResponderExcluirQuando você acha que a CBF vai melhorar algo... ela consegue piorar mais ainda!
ResponderExcluir