Todos os dirigentes reunidos após a reunião
A Liga Paulista de Futebol, criada em 2015 para organizar um campeonato com clubes que não estão filiados à Federação Paulista de Futebol (FPF), realizou na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o seu Conselho Técnico para organizar a competição ainda em 2016. A reunião foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, em São Paulo.
A organização foi criada pela advogada Gislaine Nunes, que ficou conhecida no início dos anos 2000 por defender causas trabalhistas de diversos jogadores do futebol brasileiro. A intenção é colocar em atividade várias agremiações que estão afastadas ou licenciadas das competições da FPF, principalmente devido aos altos custos, principalmente na questão da taxa de filiação.
O Conselho Técnico de ontem acertou os detalhes para a disputa da Taça Paulista e dos campeonatos das categorias sub-14, sub-16 e sub-18. A Taça Paulista deverá ser realizada entre 13 de maio e 3 de dezembro, enquanto as categorias de base têm início previsto para 25 de junho.
Depois da realização do arbitral, a Liga deu prazo de uma semana para as equipes confirmarem a inscrição e quais categorias disputarão em 2016. “A partir dessas confirmações, já iremos montar a tabela e o regulamento das competições. A ideia é que os jogos da categoria sub-18 sejam preliminar das partida das Taça Paulista”, disse o vice-presidente da Liga, Luciano Duarte.
Para a participação na Taça Paulista, os clubes deverão ter jogadores sub-23, podendo utilizar até cinco atletas acima da idade e seis jogadores amadores, desde que sejam maiores de 16 anos. Confira os clubes que estiveram presentes no Conselho Arbitral:
Jaboticabal Atlético - Jaboticabal
União Suzano Atlético Clube - Suzano
Associação Atlética Ranchariense - Rancharia
Clube Atlético Head Soccer - Valinhos
Stadium BR - Marília
Atlético Clube Real Sociedade - Planalto Poloni
ADA Associação Desportiva Araraquara - Araraquara
Jalesense Atlético Clube - Jales
Clube Atlético Nevense - Neves Paulista
Talentos 10 Futebol Clube - Bauru
Aliança Futebol Clube - Carapicuíba
Caieiras Futebol Clube - Caieras
Academia Futebol Futuro - São José do Rio Preto
Associação Cafelandense de Esportes - Cafelândia
Esporte Clube Corinthians - Presidente Prudente
Peruíbe Futebol Clube - Peruíbe
Clube Atlético Paulistinha - São Carlos
Águas de Lindóia Esporte Clube - Águas de Lindóia
Leões do Recanto - Itapecerica da Serra
Grêmio Esporte Clube Ourinhos - Ourinhos
Lins Futebol Clube - Lins
Guariba Esporte Clube - Guariba
Esporte Clube Concórdia Poaense - Poá
SOREA Sociedade Recreativa Auriflama - Auriflama
Bebedouro Sport Club - Bebedouro
Atlético Clube Arujá - Arujá
Associação Atlética Vila Nova - Borá
Jaguariúna Futebol Clube - Jaguariúna
Sociedade Esportiva Curuçá Andreense - Santo André
Grêmio São José - São José dos Campos
Raça Sport Club - Campinas
o pessoal de São José do Campos não é muito criativo pra batizar times, né?
ResponderExcluir3 São Josés na cidade
Tudo bem que o tal São José dos Campos FC era, na verdade, Joseense.
ExcluirPor favor confirma que o Campeao tem vaga na copa do brasil
ResponderExcluirNem tem como! A Liga é independente da FPF, que é a entidade que indica os representantes paulistas na Copa do Brasil.
Excluirvitor me desculpe amigo mais quem define a competição da copa do brasil não é a fpf e sim a cbf, para esse ano tds os campeonatos, vão estão definidos , mais para o ano que vem vc terá surpresa como nas disse td diretoria da liga , que nada pode falar antes de acontecer, mais pode ter certeza que vc será um que terá surpresa o que não pode é essa bagunça continuar esta na hr de moralizar o futebol,e só para que vc saiba ele já é reconhecida pela cbf, pois esta amparada pela lei pele lei esta federal, espero poder ter tirado alguma duvida sua , mais se vc n~çao entedeu, fica a vontade e entre em contato com a presidente da liga DRA. GISLAINE que com certeza ira tira essa e qualquer duvida que tiver abraço
ExcluirRita, a CBF pode sim reconhecer a liga que é legal, pois está amparada em lei. Neste ponto não há o que discordar. Mas isso não deixa dela ser independente.
ExcluirNa questão de moralização eu tenho minha opinião pessoal e acho que estamos muito longe da moralização.
Porém, no que se refere às vagas na Copa do Brasil, a CBF só indica o número de vagas por estado, através do ranking dela, além dos clubes classificados via ranking. Já as vagas do estado quem define é cada federação local. Um exemplo: não foi a CBF que instituiu que o campeão da A2 tem vaga na Copa do Brasil e sim a FPF. O representante do futebol paulista na CBF é a FPF e não a Liga, independente de se gostar ou não disso. Para que o campeão da Liga tenha vaga na Copa do Brasil, só há duas vias: tirar uma vaga via ranking (o que duvido muito) ou aumentar o número de participantes na Copa do Brasil.
Só para explicar
ExcluirSão 86 participantes na Copa do Brasil
A CBF tem 16 vagas: 10 por ranking e os 6 times que entram direto nas oitavas (os cinco na Libertadores mais o quinto do brasileiro)
As vagas para a Copa do Brasil por estado é definida via ranking. O ranking determinou que São Paulo tem 5 vagas. Quem determina os representantes destas vagas é a FPF que determinou:
Os três primeiros da A1 que não estiverem na Libertadores (Em 2016 ficaram Santos, Ponte Preta e Red Bull)
O campeão da A2
O campeão da Copa Paulista.
Então, como te mostrei, é a FPF que indica os representantes paulistas da Copa do Brasil e não a CBF.
só faltou o são joão-fc de sertãozinho-sp,não sei porque não participar campo e patrocínio bom ele tem...
ResponderExcluirgostaria que todos os municípios paulistas tivessem ao menos um representante na liga, mesmo que para isso fossem criadas outras divisões com acesso e descenso, na Inglaterra por exemplo, lá existem 24 divisões.
ResponderExcluirSe não me engano, a liga prevê duas divisões já em seu segundo ano
ExcluirA CBF já reconheceu a LIGA PAULISTA DE FUTEBOL ?
ResponderExcluir