Neste domingo, dia 27, tivemos a definição do último campeão de futebol feminino de 2015 da América do Sul: o Sportivo Limpeño venceu o Cerro Porteño nas penalidades e levou o caneco do Campeonato Paraguaio Absoluto. Com isso, O Curioso do Futebol fez o levantamento de todos os campeões do continente em 2015.
ARGENTINA
Campeão: San Lorenzo
A jogadoras campeãs argentinas
O Torneo Femenino Argentino de 2015 foi muito disputado. Depois de 17 rodadas, San Lorenzo e UAI Urquiza, campeão de 2014, terminaram empatados em 48 pontos e o título foi decidido em um torneio extra. Na partida final, o San Lorenzo derrotou o adversário por 2 a 1 e conquistou o caneco. Para 2016, haverá uma novidade na Argentina: a disputa de uma segunda divisão, a primeira do futebol feminino no continente.
BOLÍVIA
Campeão: San Martín de Porres
San Martín de Porres conquistou o Campeonato Boliviano
A equipe do San Martín de Porres, da cidade de Tarija, sagrou-se campeão do Boliviano de Futebol Feminino, em setembro. As jogadores do time azul dominaram toda a competição e o título veio depois de um empate em 2 a 2 com o Deportivo ITA.
BRASIL
Campeonato: Rio Preto
Copa: Kindermann
O Kindermann levou a Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Kindermann, de Santa Catarina, que tinha uma das melhores categorias de base do país, bateu a Ferroviária na final e levantou a taça. Este foi o último momento de alegria da equipe, que enfrentou problemas a partir de então, desde policiais (um ex-membro da comissão técnica assassinou o treinador na concentração) a financeiros, anunciando o fim das atividades em dezembro. Já no Brasileirão Caixa de Futebol Feminino, o Rio Preto cresceu ao longo da competição e derrotou o favorito São José na final para conquistar o caneco, o primeiro de sua história no Futebol Feminino.
CHILE
Apertura: Colo-Colo
Clausura: Palestino
Jogadoras do Palestino comemoram a histórica conquista
No Chile, há dois campeonatos por ano: Apertura e Clausura. Na primeira competição do ano, o Colo-Colo bateu a Universidad de Chile por 3 a 1. No segundo semestre, o Palestino quebrou uma série de 10 títulos seguidos do Colo-Colo e conquistou o Clausura, derrotando o rival na grande final por 2 a 1.
COLÔMBIA
Prelibertadores: Forma Intimas
Entrega do troféu à capitã do Formas Intimas
Na Colômbia, há a Copa Prelibertadores. E o Formas Intimas, maior campeão feminino do país, manteve sua hegemonia. Na final do torneio, a equipe não tomou conhecimento do Real Pasión de Fuz e fez 6 a 0, comemorando mais um título.
EQUADOR
Campeão: Unión Española
Jogadoras do Unión Española comemorando o título
A decisão do Campeonato Equatoriano de Futebol Feminino foi entre o Espuce de Quito e o Unión Española de Guayaquil. No primeiro jogo, o Unión Española venceu, em casa, por 5 a 1. Na segunda partida, na capital do Equador, o Unión Española conseguiu um empate em 1 a 1 e levantou o caneco.
PARAGUAI
Campeão Absoluto: Sportivo Limpeño
Festa do Sportivo Limpeño
O campeão paraguaio feminino saiu em uma partida realizada na manhã deste domingo, dia 27. Sportivo Limpeño e Cerro Porteño empataram em 2 a 2 no tempo normal e o título teve que ser definido nos pênaltis, onde as jogadoras Sportivo Limpeño foram mais competentes, venceram por 5 a 4 e garantiram a conquista para a equipe do interior.
PERU
Campeão: Universitario de Deportes
Jogadoras do Universitario na premiação
O Universitario dominou o Campeonato Peruano Feminino de 2015. A superioridade da equipe foi refletida no jogo onde a equipe conquistou a taça: uma sonora goleada de 7 a 0 sobre o Alfredo Vargas Guerra, de Loreto.
URUGUAI
Campeão: Colón
A equipe tri-campeã uruguaia
Nos últimos três anos, o 'Torneo Uruguayo de Fútbol Femenino' vem sendo dominado por uma única equipe: o Colón. E em 2015, não foi diferente. A equipe rubro-verde conquistou o tri-campeonato da competição,
VENEZUELA
Campeão: Estudiantes de Guárico
A equipe do Estudiantes de Guárico dominou o certame venezuelano em 2015 e conquistou o título e, em consequência, a vaga na Copa Libertadores até com uma certa facilidade. Este foi o segundo título nacional do clube.
COPA LIBERTADORES
Campeã: Ferroviária
Ferroviária é a atual campeã continental
Mesmo não tendo chegado na final do Campeonato Paulista, perdido a final da Copa do Brasil e ter sido eliminada na primeira fase do Brasileirão Caixa, a Ferroviária deixou tudo isto para trás e conquistou a Copa Libertadores Feminina de 2015. Na final, o time de Araraquara bateu o Colo-Colo por 3 a 1 e fez a festa na Colômbia.
Excelente matéria, Parabens
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
ResponderExcluirValeu!
ExcluirParabéns pela postagem!
ResponderExcluirParabéns pela matéria!!! Ficou ótima! \o/
ResponderExcluir