Uma das equipes dos Pérolas Negras
Ontem foi anunciado os grupos da Copa São Paulo de Juniores de 2016. Entre os times grandes, os tradicionais, os de empresários e aqueles sensacionais, como o Galvez, São Raimundo de Roraima e o Altos do Piauí, um time chamou a atenção de todos os amantes do futebol: o Pérolas Negras do Haiti, ou Perles Noires, que vai estar no Grupo 28, ao lado de Juventus, América Mineiro e São Caetano, com jogos na Rua Javari.
O Académie de Football Perles Noires é a única equipe estrangeira da próxima edição da competição. Mas, na verdade, ela não é bem estrangeira. Quem financia a equipe é a Organização Não-Governamental (ONG) Viva Rio, através de doações. A agremiação foi criada em 2011.
Passagem pelo Rio, jogando no campo do Madureira
A equipe já fez três excursões para fora do Haiti. Os atletas foram para a Noruega, em 2013, e já estiveram por aqui em duas ocasiões: 2014 e 2015, onde jogaram contra a Seleção das Favelas do Rio de Janeiro.
Toda a Comissão Técnica do Perles Noires é formada por brasileiros, formados na Universidade de Viçosa. O clube conta com um belo Centro de Treinamento na periferia de Porto Príncipe, capital do Haiti. O CT foi construído pela ONG Viva Rio e lá, os atletas contam com alojamento para 96 pessoas e tem cinco refeições diárias.
Treinamento da equipe
O Perles Noires contam com equipes a partir de 12 anos de idade. Porém, não há um time adulto. Ou seja, o elenco que estará em São Paulo, que tem média de idade de 18 anos, está na última categoria do clube e precisa procurar outra agremiação para continuar com a carreira.
A participação do Perles Noires na Copa São Paulo de 2016 veio através de conversas entre a ONG Viva Rio, o Itamaraty e as federações Haitiana e Paulista de futebol. A equipe vê a competição como uma vitrine para seus atletas. Os jogadores esperam chamar a atenção dos clubes brasileiros e tentarem, ao menos, um teste em terras tupiniquins.
Até que enfim alguma coisa que preste a FPF faz, por tanta grana que entra, mais que obrigação o futebol pensar um pouco mais no social!!!
ResponderExcluir