Equipe do Santa Cruz
Em 1919, o Botafogo era um dos melhores times do Rio de Janeiro que, junto com o estado de São Paulo, tinha o melhor futebol do Brasil na época. Três vezes campeão carioca, a equipe alvinegra foi convidada para uma excursão para Pernambuco, onde faria seis jogos logo no início do ano.
A estreia do Botafogo em terras pernambucanas foi em 26 de janeiro, contra o Sport. A partida era para marcar a inauguração de um novo lance de arquibancada do Campo da Avenida Malaquias, um dos primeiros para a prática do esporte em Recife. Mas o Botafogo estragou a festa do time local e venceu por incontestáveis 6 a 1.
Quatro dias depois, o Botafogo entrava novamente no Campo da Avenida Malaquias, desta vez para enfrentar o Santa Cruz. Apesar de ter apenas cinco anos de existência, o time Cobra Coral já era um dos melhores de Recife e a partida prometia.
Jornal do dia seguinte
O Botafogo fez dois gols, com o artilheiro Petiot e Monti. Mas foi o Santa Cruz que venceu a partida, com gols de Tiano, Pitota e Nequinho. No final, 3 a 2 para os pernambucanos e festa da torcida Coral no Campo da Avenida Malaquias.
O goleiro do Santa Cruz Just foi um dos destaques da partida, pois fez defesas sensacionais, parando o ataque alvinegro. Quem também chamou a atenção foi o centro médio Tiano, autor de um dos gols da partida e quem armou as principais jogadas do time pernambucano.
E para marcar ainda mais a vitória do Santa Cruz, esta partida ficaria para a história: pela primeira vez, uma equipe nordestina ganhava uma partida de um time do eixo Rio-São Paulo. O Botafogo era um clube tão grande à época que a imprensa relatou, mais tarde, que “essa vitória tricolor marcou o real nascimento do futebol em Pernambuco. A partir dai, o profissionalismo começou a se instalar nos clubes do nosso estado.”
A taça entregue ao vencedor, que está no clube
O Botafogo ainda faria mais quatro jogos no Recife, com três vitórias e uma derrota, para a Seleção Pernambucana. Mas o feito do Santa Cruz no dia 30 de janeiro de 1919 ficou marcada para sempre.
Ficha Técnica
Botafogo 2x3 Santa Cruz
Data: 30 de janeiro de 1919
Local: Estádio da Avenida Malaquias, Recife (PE)
Árbitro: Stelling
Santa Cruz: Ilo Just; Bebé e Jorge; Zé de Castro, Theophilo, M. Pedro; Eurico, Pitota, Tiano, Miranda e Nequinho.
Botafogo: Cazuza; Osny e Monti; Pollice, Vadinho e Burlamaqui; Celso, Petiot, Santinho, Garcia e Neco.
Gols: Petiot (1ºT) e Monti (2ºT) (Botafogo); Tiano, Pitota e Nequinho (2ºT) (Santa Cruz).
Santos Dumont ,estava nesse jogo!
ResponderExcluirSantos Dumont ,estava nesse jogo!
ResponderExcluir