Foto rara de Usuriaga na partida contra o Fluminense
No meio do ano de 1996, o Santos Futebol Clube vendia o seu maior ídolo da época e, ao lado de Rivaldo, o jogador mais valioso do futebol brasileiro na época, Giovanni para o Barcelona. O clube passava por diversas dificuldades financeiras e o dinheiro do negócio colocaria as finanças em azul e ainda promoveria reformas necessárias no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, como aumento da capacidade e troca do gramado
Porém, dentro de campo, o clube precisava de reforços e para substituir o ídolo, o Santos foi atrás do algoz do clube nas Supercopas da Libertadores de 1994 e 1995: o atacante colombiano do Independiente de Alvellaneda, que estava emprestado ao Barcelona de Guaiaquil, Alberto Usuriaga.
Usuriaga foi apresentado na Vila Belmiro com pompas de grande estrela do futebol sul-americano. E a primeira impressão deixada pelo atacante foi muito boa: marcou três gols em dois amistosos que o Santos fez na preparação para o Campeonato Brasileiro de 1996.
Porém, algo não estava correndo bem. O Independiente não mandava os documentos para a transferência, querendo uma quantia para liberar o jogador (o empréstimo, a princípio, era gratuito), e o Santos iniciou o Brasileirão sem sua principal contratação. Mesmo sem a papelada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou a carteira de atleta para Usuriaga e, com esse documento, o Santos liberou o treinador José Teixeira para escalar o colombiano.
Ele estava no álbum de figurinhas do Brasileirão
E Usuriaga foi relacionado para o jogo contra o Fluminense, válido pela quarta rodada do Brasileirão. A partida era ansiosamente esperada pelos torcedores santistas. Além da estreia de Usuriaga, este seria o primeiro confronto do Peixe contra o Flu depois da mítica semifinal do Brasileirão de 1995.
O colombiano saiu como titular e teve uma estreia discreta em jogo realizado no Estádio Ícaro de Castro Melo, o Ibirapuera, em São Paulo (a Vila Belmiro estava em reformas e o clube, a princípio, utilizou o campo usado, normalmente, para a prática de atletismo). O Santos venceu a partida por 1 a 0, com gol de falta de Ânderson Lima. Porém, esse jogo não terminou depois do apito final do árbitro.
A verdade é que a carteira de atleta não liberaria o jogador para disputar a partida. Era necessário apresentar os documentos do Independiente para registrar a transferência e, aí sim, Usuriaga teria condições de jogo.
Foi aberta uma denúncia contra o Santos pedindo a perda de pontos do jogo contra o Fluminense e o clube, com medo de ser mais prejudicado, não escalou mais Usuriaga, esperando vir a documentação da Argentina. Acontece que de tanto pedir uma quantia em dinheiro, o Santos acabou desistindo do negócio e Usuriaga não vestiu mais a camisa do alvinegro, voltando para a Argentina.
Gol do Santos contra o Fluminense
Além de perder a sua maior contratação e risco de ser punido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Santos não ia bem na competição. O Peixe não se sentiu em casa no Ibirapuera, buscou outros locais para jogar na grande São Paulo e interior, mas as vitórias teimavam em não vir.
Ao final do campeonato, apesar de todos os problemas, o Santos se safou dos dois maiores problemas. O Santos não foi punido pelo STJD, alegando que não agiu de má fé e não perdeu pontos. O Peixe fez 27 pontos, cinco a mais que o Fluminense, o primeiro da zona de rebaixamento. Vale ressaltar que o rebaixamento de 1996 foi cancelado devido ao estouro do caso Ives Mendes (algo para outro artigo).
Usuriaga, que jogou pela Seleção Colombiana entre 1989 e 1995, ainda jogaria até 2003, passando por Millonarios, Deportivo Pasto, Sportivo Luqueño (Paraguai), entre outros. O jogador foi assassinado em Cali, na noite de 11 de fevereiro de 2004, por dívida em jogos de azar.
Bom texto... Lembro bem dessa história. Por um momento fiquei até com receio dessa punição mas no final não faria falta.
ResponderExcluirSeria interessante lembrar que mesmo que perdesse os 3 pontos da vitória contra o Flu ele não cairia, pois entre o clube carioca e o Santos ainda tinha o Bahia e Criciúma com 4 pontos de diferença para o peixe.