Equipe do Sampaio Corrêa que disputou a Copa Conmebol
O Sampaio Corrêa teve um biênio de 1997 e 1998 recheado de conquistas. Bicampeão maranhense, a Bolívia Querida, ainda em 1997, venceu o Campeonato Brasileiro da Série C. Com todos esses predicados, a equipe entrou na Copa Norte de 1998 como favorita e não deixou escapar o título.
Com a conquista do regional, o Sampaio Corrêa conquistou algo inédito em sua história: uma vaga na Copa Conmebol (torneio continental similar à atual Copa Sul-americana) e, assim, pela primeira vez, o clube disputava uma competição internacional.
A estreia da equipe foi fora de casa, mas dentro do Brasil. A Bolívia querida foi até Natal, no dia 15 de julho de 1998, enfrentar o América local, que havia conquistado a Copa do Nordeste, no Machadão. Foi um jogo complicado para o Sampaio, que conseguiu segurar o 0 a 0. Seis dias depois, no Castelão, em São Luiz, 42 mil torcedores empurraram a equipe, que venceu o América por 3 a 1, com gols de Paulo Roberto, Cal e Junior, Paulinho Koabayshi descontou para os potiguares, e avançou para as quartas de final da competição.
Na etapa seguinte, o Sampaio Corrêa viajou para Armenia, na Colombia, e no dia 5 de agosto entrou no gramado do Estádio Centenário local para enfrentar o Deportes Quindio. O técnico Julio Spinoza montou, no dia, um esquema tático que conseguiu travar a equipe da casa e o meia Adãozinho (ele mesmo, que depois passou por São Caetano e Palmeiras) fez o gol da vitória da Bolívia. Em seu primeiro jogo oficial no exterior, o Sampaio Corrêa trouxe na bagagem uma bela vitória.
Partida contra o Deportes Quindio
No dia 11 de agosto, mais de 50 mil pessoas lotaram o Castelão para incentivar o Sampaio Corrêa em busca da semifinal da Copa Conmebol. Com a vantagem de poder até empatar, a equipe foi inteligente durante toda a partida e Paulo Roberto fez o gol da vitória contra o Deportes Quindio. E o Sampaio Corrêa fazia história, passando por mais uma fase da competição.
Na semifinal, a Bolívia Querida teve um adversário duro pela frente:o Santos. O alvinegro lutava muito por uma nova conquista internacional, que não vinha a décadas. Mas, no primeiro jogo, realizado em 9 de setembro (com a presença do autor deste texto) o treinador Paulo Spinoza montou novamente um esquema tático de ferrolho, que conseguiu travar os santistas e o Sampaio Corrêa conseguiu segurar o 0 a 0 contra o time do técnico Emerson Leão, que contava com Zetti, Argel, Narciso, Alessandro e Viola.
No dia 24 de setembro, o Castelão estava em festa. Mais de 98 mil pessoas, até hoje é o recorde de público do estádio (e a Seleção Brasileira jogou no mesmo local no dia anterior), foram empurrar o Sampaio Corrêa em busca da vaga na final da Copa Conmebol. A partida começou equilibrada e, aos 34 minutos, Ivan fez o Castelão explodir: Sampaio Corrêa 1 a 0.
Os presentes, que já estavam acreditando que era possível o Sampaio Corrêa eliminar o Santos, que vinha fazendo um bom Campeonato Brasileiro em 1998, tanto que terminou em terceiro. Saindo na frente, a festa era grande. Mas, ainda no primeiro tempo, Lúcio, aos 42, e Argel, aos 45, jogaram uma ducha de água fria nos torcedores da Bolívia Querida. O primeiro tempo terminou com o Peixe em vantagem: 2 a 1.
Jogo contra o Santos
No segundo tempo, Eduardo Marques, aos 2, Adiel, aos 19, e Viola, aos 24, transformaram a partida em uma goleada. O Sampaio Corrêa estava eliminado da Copa Conmebol. Mas o resultado não apagou a bela campanha da equipe maranhense.
O Santos acabou sendo o campeão da Copa Conmebol de 1998, ao bater o Rosario Central, da Argentina, nas finais. A competição teve mais uma edição, em 1999, e a Confederação Sul-Americana resolveu encerrar a mesma, criando depois as Copas Mercosul e Merconorte. Mas o Sampaio Corrêa, com sua participação, marcou época no futebol maranhense.
Você tem algum vídeo de um desses jogos?
ResponderExcluirEu tbm queria ver os videos dessa época.... estive em todos os jogos, mas o contra o Santos não consegui acessar como havia muitas mulheres e crianças desmaiando tentando entrar para a arquibancada eu fiquei com medo e não tentei mais acessar a arquibancada.... tava mto apertado e eu era criança..... consegui ainda olhar a arquibancada e estava super lotada mto massa.....
ResponderExcluirEu tbm queria ver os videos dessa época.... estive em todos os jogos, mas o contra o Santos não consegui acessar como havia muitas mulheres e crianças desmaiando tentando entrar para a arquibancada eu fiquei com medo e não tentei mais acessar a arquibancada.... tava mto apertado e eu era criança..... consegui ainda olhar a arquibancada e estava super lotada mto massa.....
ResponderExcluirEu assisti. Faltou comentar que teve um gol do Sampaio incorretamente anulado e o atacante driblou Zetti e mandou a bola na arquibancada. Seria um três a zero na ocasião, k que poderia mudar o placar final. Contudo, foi marcante a participação do Sampaio na competição.
ResponderExcluirTenho o jogo do santos e contra o qundiu na Colômbia em dvd.
ResponderExcluirJogo completo?
ExcluirComo entrar em contato?
ExcluirTambém quero, cadê?
Excluirna epoca tinha a copa nordeste como o sampaio correia disputou a copa norte se o time e do nordeste eu não entendo isso
ResponderExcluirNessa época o Sampaio disputava a copa Norte, e, como foi campeão, disputou a vaga da Comebol com o América-Natal, e ganhou.
ExcluirO América tinha conquistado a Copa do Nordeste.
ResponderExcluirA Conmebol vai unificar os titulos da Copa Conmebol como Sul-Americana ou seja Atlético-MG, Botafogo, São Paulo e Santos passaram a serem campeões da Sul-Americana.
ResponderExcluir