Clássico será realizado neste domingo
Amanhã será realizado o 71º clássico entre as equipes paulistanas Juventus e Nacional, embate que ficou conhecido como JuveNal. O jogo, válido pela Copa Paulista, está marcado para às 10 horas no Estádio Nicolau Alayon, a casa do Naça, na Barra Funda. Apesar de não serem os clubes com maiores torcidas da Capital de São Paulo, o jogo envolve muita tradição, história e rivalidade.
Os dois times nasceram com nomes diferentes. O Juventus chamava-se, no início, Cotoníficio Rodolfo Crespi FC, que era o nome da empresa de onde os fundadores eram funcionários. Já o Nacional era denominado São Paulo Railway AC, já que o clube nasceu para ser a associação desportiva classista dos funcionários da estrada de ferro, cujo o nome era o mesmo da empresa.
Nos 70 jogos anteriores, o Juventus é o maior vencedor do confronto, com 35 vitórias. O Nacional venceu 18 vezes. A história do clássico ainda conta com 17 empates. O Moleque Travesso marcou, ao todo, 139 gols nos embates. Já o Naça fez 112 tentos.
Pacaembu foi palco do JuveNal em três oportunidades
A maior goleada do Juventus aconteceu em 5 de agosto de 1956: um 5 a 0 válido pelo Campeonato Paulista. Já o Nacional conseguiu sua maior vitória em cima do rival em um amistoso realizado no dia do aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro) em 1961: 5 a 1.
O confronto é tão tradicional que, mesmo com ambas as equipes tendo estádios próprios, em três oportunidades o clássico foi realizado no histórico e importante Pacaembu. O retrospecto no Municipal Paulo Machado de Carvalho é de uma vitória para cada equipe e um empate.
Em 2008, um clássico de muitas emoções: o JuveNal daquele ano registrou o maior número de gols da história do confronto. Foram noves gols marcados e o placar final registrou Juventus 5 a 4 em cima do Nacional.
Último jogo terminou com vitória do Nacional
Neste ano, será a terceira vez em que Juventus e Nacional se enfrentam. Nos dois jogos de 2015, a vantagem é totalmente do Naça. Em abril, uma vitória por 2 a 0, em seus domínios, em jogo válido pelo Paulista da A-3, que acabou com o Juventus conseguindo o acesso. Já no dia 3 do mês passado, o Nacional venceu por 1 a 0, pelo primeiro turno do Grupo 4 da Copa Paulista, na Rua Javari.
0 comentários:
Postar um comentário