Por Lucas Paes
Evaristo de Macedo marcando pela Seleção Brasileira: cinco em apenas um jogo
Evaristo de Macedo é um ex-jogador e ex-treinador brasileiro de futebol que ficou marcado por ser (por enquanto) um grande artilheiro e um técnico vencedor, mas com muitas 'resenhas'. Atacante com faro de gol apurado, teve médias altas na maioria das equipes por onde passou. Porém, em tempos onde o futebol era diferente, não conseguiu jogar tantas vezes pelo Brasil, ficando fora da Copa do Mundo de 1958 e nunca mais sendo convocado depois disso.
Os poucos anos e jogos foram suficientes para Evaristo fazer história. O ex-atacante carioca é detentor de um recorde absoluto na Seleção: cinco gols na mesma partida pelo Brasil, feito ocorrido há 50 anos.
Em 1957, na disputa do Sul-Americano de Seleções (atual Copa América), o Brasil chegou na terceira rodada com duas vitórias na bagagem, uma delas por 7 a 1 contra o Equador. No dia 23 de Março, há cinco décadas atrás, a Seleção Canarinho entrou em campo no Estádio Nacional de Lima para enfrentar a Colômbia.
Os cafeteiros se mostraram um adversário complicado no começo de jogo e até levaram perigo ao gol brasileiro. Aos 26 minutos, porém, Pepe abriu o marcador e o jogo virou um verdadeiro massacre: Evaristo começou seu show marcando três vezes em cinco minutos, entre 40’ e 45’. Na etapa final, Didi foi às redes duas vezes, aos 4’ e aos 14’, com o segundo gol sendo marcado de letra. Perto dos 30’, Evaristo marcou outro. Aos 40’ foi a vez de Zizinho marcar e, nos acréscimos, Evaristo fez o quinto dele naquele mágico dia.
Em pé: Djalma Santos, Édson, Nilton Santos, Gilmar, Zózimo e Roberto Belangero;
Agachados: Joel Martins, Zizinho, Evaristo de Macedo, Didi, Pepe e Mario Americo.
A Seleção Brasileira chegaria até a final daquela competição, onde seria derrotada pela Argentina por 3 a 0. Evaristo de Macedo terminou o torneio com oito gols marcados, na vice-artilharia, mas aquele jogo de 23 de março de 1957 ficou marcado: até hoje, nunca um atleta do time canarinho principal marcou cinco vezes na mesma partida. Apenas Evaristo!
Por clubes, ele passou por Madureira, Flamengo, Barcelona e Real Madrid. Como treinador, foi campeão brasileiro pelo Bahia, campeão da Recopa Européia pelo Barcelona, da Copa do Brasil pelo Grêmio, entre outras conquistas.
O feito de Evaristo quase foi alcançado por Neymar: ele marcou quatro vezes contra o Japão, em um amistoso em 2014. Além dele, Careca, Ademir de Menezes, Julinho Botelho, Romário e Zico marcaram quatro vezes em um mesmo jogo pela amarelinha. O recorde estabelecido por Evaristo, porém, segue sem ser batido por ninguém.
0 comentários:
Postar um comentário